quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Alguém pode, por favor, me explicar como um tuiuiú foi parar no sertão de Pernambuco?

Fui surpreendido esta semana com a notícia da apreensão de um tuiuiú - ave-símbolo do Pantanal - em plena região de caatinga. O animal,é lógico, virou celebridade no município de Parnamirim, onde a população, curiosa, fez fila para vê-lo e tirar fotos. Afinal, o hábitat dessa espécie está a cerca de três mil quilômetos dali.

Ave foi encontrada a três mil quilômetros de seu hábitat
Foto: Arquivo soldado Felipe André

O mistério do aparecimento do tuiuiú no sertão de Pernambuco é lógico que me chamou a atenção. Como não tenho a menor competência técnica para analisar se, por mais absurda que seja, existe a possibilidade desse animal ter saído por vontade própria do úmido Pantanal para a árida caatinga, lógico que optei por acreditar que alguém o levou até Parnamirim. Após essa rápida conclusão, fiquei intrigado para saber se a ave estava sendo transportada como encomenda para alguém ou se essa pessoa teve a infeliz ideia de capturar o espécime (que pela foto dá para perceber não ser nada pequeno) para mantê-la em cativeiro.

De qualquer forma, nunca tiva visto tiuiuiú ser vítima do tráfico de animais silvestres. Alguém pode me esclarecer se há comércio para esse tipo de ave?

Separei duas notícias sobre a apreensão do tuiuiú:

Quer saber mais sobre tuiuiú, clique aqui

1 comentários:

Anônimo disse...

Opa, aqui no sertão sergipano apareceu também não foi só um, ter mais de um juntos, um amigo me me mostrou a foto deles na fazenda dele ficou muito surpreso nunca tinha visto também .