terça-feira, 22 de março de 2011

Educação ambiental: a fauna do Cerrado para crianças


Qualquer ação que busque a conservação da natureza tem, obrigatoriamente, de considerar o fator Educação Ambiental para obter sucesso. E esse trabalho deve abranger tanto o público infantil e adolescente quanto os adultos. Apesar da pouca familiaridade que tenho com o tema, resolvi indicar um site que achei interessante: o Operação Cerrado.



O site faz parte de um programa voltado para crianças entre 9 e 14 anos, que, além das atividades na internet, leva alunos do Distrito Federal para atividades de campo e vai até as escolas com o Cinema Ambiental. No www.operacaocerrado.com.br os jovens encontram os vídeos “Qual é o bico mais adaptado para comer o coquinho do buriti?”, “Qual desses animais é venenoso?” e “Qual desses bichos fofinhos não é do Cerrado?”, além dos jogos “A Caverna Secreta” (o jogador explora uma caverna para conhecer as espécies de morcego que habitam no local), Fotógrafo Subaquático (o jogador explora um lago em busca dos peixes mais raros) e “Eco Energia” (com dicas para economizar energia elétrica).

Pelo destaque dado à fauna do Cerrado, o FAUNA NEWS indica a atividade. Pelo site é possível também obter informações sobre as atividades de campo e nas escolas.

Só um detalhe: a imagem utilizada no site para o jogo “Fotógrafo Subaquático” (em que um lago é explorado) é do mar – tanto que há até um tubarão...

Conheça o site Operação Cerrado
Saiba mais sobre o bioma Cerrado (informações do Ibama)
Saiba mais sobre o cerrado (site da ONG Consrvação Internacional)

1 comentários:

-*Vera Luz*- disse...

Olá Dimas!

Achei a dica maravilhosa e muito favorável ao momento em que estamos trabalhando para salvar nosso planeta de todas as formas possíveis, espalhando informações que traga ao conhecimento a sustentabilidade e com isso fazer nosso mundo melhor! Obrigada por compartilhar!

Um abraço,
"Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-