sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Reflexão para o fim de semana: imagens da liberdade

“Gorilas, elefantes e outros animais foram fotografados durante mais de dois anos em um estudo pioneiro que conseguiu produzir com 420 câmeras ocultas em diferentes hábitats do mundo 52 mil fotos que revelam a "vida secreta" dos mamíferos.

As imagens captam os momentos mais íntimos e espontâneos dos animais, desde um pequenino rato até um elefante africano, gorilas, pumas, tamanduás e inclusive caçadores armados.


Tamanduá-bandeira fotografado no Amazonas
Foto: Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia/Associated Press

A análise dos dados fotográficos ajudou os cientistas a confirmarem que a destruição do hábitat tem um impacto direto e negativo sobre a diversidade e a sobrevivência dos mamíferos.

O estudo, dirigido pelo cientista colombiano Jorge Ahumada, ecologista da Tropical Ecology, Assessment and Monitoring (Team, na sigla em inglês) Network, do grupo Conservation International, foi publicado nesta segunda-feira na revista especializada Philosophical Transactions, da Royal Society.

Para realizar a pesquisa, foram colocadas 420 câmeras em áreas protegidas do Brasil, Costa Rica, Indonésia, Laos, Suriname, Tanzânia e Uganda, sendo 60 em cada local estudado, que permitiram documentar 105 espécies.”
– texto da matéria “Câmeras escondidas revelam 'vida secreta' dos mamíferos em pesquisa”, publicada pelo site Estadão.com.br em 16 de agosto de 2011.

Na mesma matéria, a ONG Conservation International destacou que 25% das espécies de mamíferos está em perigo.

"Os resultados do estudo são importantes, já que confirmam o que já suspeitávamos: a destruição dos hábitats está matando - de forma lenta, mas sem dúvida - a diversidade de mamíferos de nosso planeta", afirmou Ahumada em comunicado divulgado pela organização.” – texto da matéria do site Estadão.com.br


Gorilas-da-montanha em Uganda
Foto: Wildlife Conservation Society/Associated Press

- Leia a matéria completa do Estadão.com.br (com quatro fotos).
- Veja mais fotos (sete imagens) – site Folha.com.

0 comentários: