Páginas

"Todos os argumentos que provam a superioridade humana não eliminam este fato:
no sofrimento os animais são semelhantes a nós."
Peter Singer - Filósofo e professor de bioética na Universidade de Princeton, autor de Libertação Animal (1975)

Pesquisar este blog

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Reflexão para o fim de semana: foto premiada sobre a criminosa ação humana


“A imagem de oito pelicanos cobertos de petróleo foi a vencedora do prestigioso concurso internacional de fotografias de vida selvagem, Veolia Environnement Wildlife Photographer of the Year 2011.
 
A fotografia do espanhol Daniel Beltrá foi tirada após o vazamento de petróleo no Golfo do México, em 2010.


Na categoria jovem, o grande vencedor foi o polonês Mateusz Piesiak, da categoria 11 a 14 anos de idade, com a imagem de dois pássaros brigando por um pedaço de comida.

A competição do Museu da História Natural de Londres e da revista BBC Wildlife, que ocorre pelo 47º ano consecutivo, recebeu mais de 40 mil inscrições de fotógrafos do mundo inteiro, entre amadores e profissionais.

Mais de cem das melhores imagens recebidas pelo concurso em suas 17 categorias farão parte de uma exposição no Museu de História Natural de Londres, entre os dias 21 de outubro de 2011 e 11 de março de 2012, antes de embarcarem em um roteiro pela Grã-Bretanha e outros países.”
– texto da matéria “Imagem de pelicanos cobertos de óleo vence competição internacional de fotografia” publicada pelo site da BBC Brasil em 20 de outubro de 2011

Vale lembrar
A tragédia ambiental no Golfo do México começou com uma explosão em uma plataforma de petróleo da BP (British Petroleum), em 22 de março de 2010. O acidente causou o lançamento de quase 5 milhões de barris de petróleo no mar, que acabaram atingindo a costa da Louisiana (EUA).

- Leia o texto da BBC Brasil e mais fotos do concurso
Releia os textos do Fauna News sobre acidentes com petróleo:
- “Vinte mil pinguins estão ameaçados por derrame de petróleo no arquipélago de Tristão da Cunha”, de 24 de março de 2011
- “Derrame de petróleo no mar – parte 2”, de 25 de março de 2011
- “O óleo que mata. Agora no Mar do Norte”, de 18 de agosto de 2011

Nenhum comentário: