sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Reflexão para o fim de semana: legal, as aves foram recuperadas. Mas cadê os bandidos?

Na madrugada de 28 de outubro de 2011, duas araras-canindé foram furtadas do Parque Ecológico de Mongaguá, no litoral de São Paulo. As aves, que há três anos foram apreendidas com traficantes de animais, voltaram a ser vítimas desse tipo de crime. A boa notícia está no fato de que elas foram recuperadas pela Polícia Militar Ambiental, que ainda apreendeu outra da mesma espécie com um morador do município.


Uma das araras recuperadas pela PM Ambiental
Imagem: Reprdoução TV Tribuna

Para variar, a imprensa - no caso a equipe de reportagem da TV Tribuna, retransmissora da TV Globo na Baixada Santista – fez aquele trabalhinho superficial, pautada por considerar o fato algo curioso e inusitado. Além de se preocupar em destacar o retorno das araras, a reportagem salientou a aflição da tratadora das aves, que até fez uma promessa para parar de fumar no caso do retorno dos animais. Até aí, tudo bem... Mas só isso, não.

As araras em geral são muito visadas por traficantes de animais, pois têm alto valor e fácil comercialização. De acordo com o Ibama de Pernambuco, 82% das apreensões de animais ilegais retirados da natureza são de aves e a maioria de passarinhos – mesmo índice de uma pesquisa realizada junto ao Ibama pela Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) com dados de todo o país.

Senti falta também de informações sobre as investigações desse crime. Há alguma pista dos bandidos? Há informações sobre os compradores/receptadores?

- Leia a matéria publicada pelo portal G1 sobre o caso (baseada na reportagem da TV Tribuna)
- Releia o texto do Fauna News sobre os papagaios que também foram duas vezes vítimas de traficantes de animais: “Papagaios na Paraíba: duas vezes vítimas do tráfico e ninguém noticiou”
- Assista ao vídeo de 28 de outubro de 2011 sobre o furto das araras (TV Tribuna)

- Assista ao vídeo sobre o encontro das araras (TV Tribuna):

0 comentários: