sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Reflexão para o fim de semana: um mundo a ser descoberto chamado biodiversidade

“Levantamento divulgado nesta segunda-feira (12) pela organização ambiental WWF aponta que no ano passado cientistas descobriram 207 espécies de plantas e animais na região do Grande Mekong, rio que corta seis países do Sudeste Asiático como o Camboja, a China, Laos, Miannmar, Tailândia e Vietnã.

De acordo com o documento, entre 1997 e 2009 cientistas encontraram 1.376 novas espécies na região. Apenas em 2010 foram 145 plantas, 28 répteis, 25 peixes, sete anfíbios, dois mamíferos e uma ave.”
– texto da matéria “Cientistas descobrem mais de 200 animais e plantas na Ásia em 2010” publicada pelo portal G1 em 12 de dezembro de 2011


Lagarto-gecko-psicodélico encontrado na região do Grande Mekong
Foto: L. Lee Grismer/WWF/Reuters

Por outro lado...

“Segundo o relatório, esta taxa de descoberta mostra que a região é uma das últimas fronteiras que abriga espécies desconhecidas no planeta. Entretanto, enquanto o encontro de novos exemplares de aves, mamíferos ou plantas destaca a biodiversidade da região, outras espécies estão fragilizadas devido à pressão do homem.

O WWF afirma que a população de animais como o tigre (Panthera tigris) caiu 70% em uma década e a extinção do rinoceronte-de-Java (Rhinoceros sondaicus) no Vietnã, em 2010, “são urgentes lembretes de que a biodiversidade está se perdendo em um ritmo alarmante.”
– texto do portal G1

E ainda saiba que, essa região, o Sudeste Asiático, é um dos maiores centros de tráfico de animais do planeta.

- Leia a matéria completa do portal G1
- Leia a matéria de divulgação do WWF (em inglês)

0 comentários: