quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Na China, agora foi a vez dos ursos

Já é comum recebermos notícias sobre o desenfreado consumo de animais silvestres pela China e alguns outros países asiáticos. Tem vez que são chifres de rinocerontes, usados na medicina tradicional daquele país e do Vietnã. Tem vez que são peles de tigres. Também já ficamos sabendo de, pasmem, chaveiros com pequenas tartarugas e peixinhos vivos sendo vendidos nas ruas.

Chaveiro com tartaruga viva
Foto: Li Bo

Agora foi a vez dos ursos.

“Um carregamento ilegal de 10 patas de urso foi apreendido no aeroporto de Chongqing, na China, em 19 de janeiro, segundo o site chinês "News 163". Na extremidade dos membros, era possível ver articulações e músculos. A polícia chinesa estimou que os animais, provavelmente exemplares de urso-negro-asiático, foram mortos há pelo menos seis meses.

Imagem: reprodução site news163.com

Patas de urso são consideradas uma iguaria na gastronomia tradicional da China. Apesar do seu comércio ser proibido, elas ainda podem ser encontradas em mercados ilegais.”
– texto da matéria “Polícia chinesa apreende 10 patas de urso contrabandeadas”, publicada em 6 de fevereiro de 2012 pelo portal G1

Mas o interesse dos chineses por ursos não se restringe à culinária.

“Quatorze ursos-negros-asiáticos foram salvos do cruel mercado de bile no Vietnã e levados a um centro de recuperação da Associação Internacional de Proteção Animal da Ásia, localizado no Parque Nacional Tam Dao, perto de Hanoi.

Eles tiveram a liberdade tolhida por anos, encarcerados em estreitas jaulas enferrujadas. Eram mantidos vivos apenas para que a bile fosse retirada e depois utilizada pela medicina tradicional chinesa. Uma vida de pesadelo.”
– texto que está no post “Extração de bile de ursos X testes em macacos. Oriente X ocidente. Quem é pior?”, publicado em 15 de dezembro de 2011 pelo Fauna News

- Leia a matéria completa do portal G1
- Releia “Extração de bile de ursos X testes em macacos. Oriente X ocidente. Quem é pior?”
- Releia o post do Fauna News sobre os chaveiros com tartarugas e peixes

Urso confinado para a dolorosa extração de bile
Foto: Animals Asia

0 comentários: