quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Soltura: ótima oportunidade para educação ambiental

Respeitadas as exigências técnicas, a soltura de animais silvestres apreendidos é uma ótima oportunidade de sensibilização e conscientização de crianças e adultos para o problema do tráfico de animais. E no Rio Grande do Sul, o Ibama está desenvolvendo esse tipo de atividade com a prefeitura do município gaúcho de Araricá.

“Porto Alegre (15/02/2012) – A sombra de pés de araçás, carregados de frutos vermelhos, foi o local escolhido por jovens alunos de três escolas públicas de ensino fundamental do município Araricá (distante 65 quilômetros de Porto Alegre/RS) para soltura de 24 pássaros apreendidos em uma ação de fiscalização realizada no final do ano passado em um bairro da capital.
Soltura de aves em Araricá (RS)
Foto: Divulgação Ibama

O processo de reintrodução de passeriformes faz parte do plano de gestão do Centro de Triagem do Núcleo de Fauna da Superintendência do Ibama/RS. E, como destaca o superintendente João Pessoa Moreira Junior, o projeto-piloto foi feito em parceria com a prefeitura da cidade e com o acompanhamento da secretária de meio ambiente da Araricá, Karen Brenner, e do biólogo do município Gustavo Reich.”
– texto da matéria de divulgação do Ibama “Ibama e prefeitura de Araricá/RS reintroduzem passeriformes em área rural de Araricá/RS”, de 15 de fevereiro de 2012

Em Araricá, foram soltos 24 pássaros, todos portando anilhas do Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama para monitoramento pós-soltura. Entre as aves havia canários-da-terra, pintassilgos, coleirinhos, azulão, tico-tico-rei, azulzinho e cardeais. O evento contou com a participação de 42 alunos de três escolas do município.

“Antes da soltura, eles sentaram em círculo em meio ao campo de futebol de grama da escola e escutaram por alguns minutos uma palestra sobre a importância do processo de reintrodução dos pássaros e da sua preservação na natureza, feita pelo chefe do Núcleo de Fauna do Ibama e pelo biólogo Gustavo Reich.” – texto do Ibama

As gaiolas foram abertas pelas próprias crianças com monitoramento e orientação dos analistas do Núcleo de Fauna do Ibama, Paulo Wagner e Cláudia Enk de Aguiar. De acordo com a superintendência do Ibama do RS, a intenção é ampliar esse tipo de atividade com outras prefeituras.

A abertura das gaiolas foi feita pelas crianças
Foto: Divulgação Ibama

Sucesso ao projeto, que deve servir de exemplo para todos os órgãos de gestão da fauna silvestre.

Com os futuros adultos conscientes, é grande a possibilidade de haver a redução da demanda por animais silvestres para serem criados como bichos de estimação e de haver um aumento da fiscalização por parte da própria população.

- Leia a matéria completa do Ibama

0 comentários: