sexta-feira, 23 de março de 2012

Reflexão para o fim de semana: a caça produzindo órfãos

“Mais um filhote de peixe-boi amazônico foi resgatado pela Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa), no interior do Amazonas, e foi encaminhado nesta terça-feira para o Laboratório de Mamíferos Aquáticos (LMA) do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI).

Filhote resgatado: a mãe provavelmente foi caçada
Foto: Divulgação Ampa

Este é o primeiro animal resgatado pelo Ampa que é encaminhado do LMA, em 2012. No ano passado, 13 filhotes órfãos de peixe-boi, cujos ‘pais’ certamente foram vítimas da caça ilegal, foram levados para o Inpa, onde recebem os primeiros atendimentos veterinários.”
– texto da matéria “Primeiro filhote de peixe-boi resgatado em 2012 chega ao Inpa”, publicada em 21 de março de 2012 pelo site do jornal A Crítica (Manaus – AM)

O filhote regatado é um macho, tem pelo menos dois meses de vida, mede 88 centímetros e pesa 12 quilos. De acordo com matéria do Portal da Amazônia (“Ampa faz primeiro resgate de filhote de peixe-boi da Amazônia em 2012”) de 20 de março de 2012, foram resgatados 17 animais em 2010. A espécie (Trichechus inunguis) também é conhecida como manati e está classificada como "vulnerável" pela International Union for Conservation of Nature (IUCN).

“No passado, os peixes-bois foram muito caçados pela sua carne e couro. Hoje a caça, embora ilegal, é ainda feita principalmente pelas populações ribeirinhas, para o consumo da carne. Além da caça, as principais ameaças ao peixe-boi são a destruição e a degradação do habitat, incluindo a liberação de mercúrio e agrotóxicos nos rios.” – texto do site da Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa)

- Leia a matéria completa de A Crítica
- Leia a matéria completa do Portal da Amazônia
- Saiba mais sobre o peixe-boi da Amazônia (site da Ampa)
- Conheça a Associação Amigos do Peixe-boi (Ampa)

0 comentários: