segunda-feira, 7 de maio de 2012

Começar a semana pensando...

....no resultado de um hábito cruel: 97 aves com aposentado.

“A polícia encontrou 97 aves silvestres na tarde desta quinta-feira em uma casa localizada na rua Ludgero José dos Santos, no Jardim Sandra, zona sul de São Paulo.

Todos os cômodas da casa tinham gaiolas
Foto: Tribuna Hoje

Um aposentado de 71 anos, que morava sozinho na residência, foi atuado e multado em R$ 200 mil.

Os policias chegaram até a casa a partir de uma denúncia anônima. Segundo delegado titular Hamilton Benfica, as aves foram encontradas em todos os cômodos da residência e as condições de higiene eram precárias.

Em depoimento, o aposentado disse que tinha ganhado parte dos animais e que comprou o restante.”
– texto da matéria “Polícia apreende 97 aves em casa de aposentado na zona sul de SP”, publicada em 3 de maio de 2012 pelo jornal Folha de S. Paulo

O hábito de manter animais silvestres em cativeiro, principalmente aves em gaiolas, ainda faz parte da cultura dos brasileiros. E só vai mudar quando o poder público resolver elaborar e por em prática uma política educacional e de conscientização. Repressão, somente, não vai resolver o problema – apesar de ser essencial.

Mas as leis que proíbem a caça, a apanha,  a manutenção em cativeiro e o comércio de animais silvestres não punem exemplarmente os infratores. As pensas não irrisórias e não colocam na cadeia ninguém. As multas também não são pagas. Ou alguém acha que um aposentado de 71 anos, morador da periferia paulistana, tem condições de pagar R$ 200 mil?

- Leia a matéria completa da Folha de S. Paulo

2 comentários:

depaula disse...

Provavelmente vai pagar prestando serviço comunitário.

Anônimo disse...

Muito bem Dimas.