terça-feira, 1 de maio de 2012

Quando o tráfico leva à extinção

O que está para acontecer com essa espécie de tartaruga já aconteceu com a ararinha-azul (Cyanopsitta spixii).

“Dezoito exemplares de tartarugas-das-filipinas (Siebenrockiella leytensis) contrabandeadas para Hong Kong, na China, foram devolvidas nesta sexta-feira (27) para autoridades das Filipinas, habitat natural da espécie.

Tartaruga-das-filipinas: só 120 na natureza
Foto: Erik de Castro/Reuters

Representantes do governo de Manila receberam os animais, considerados ameaçados de extinção pela organização União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês).”
– texto da matéria “Hong Kong devolve tartarugas ameaçadas de extinção às Filipinas”, publicada em 27 de abril de 2012 pelo portal G1

A espécie é bastante usada como bicho de estimação e na alimentação. Estima-se que existam apenas 120 dessas tartarugas na natureza. Infelizmente, esse tipo de “repatriamento” de fauna silvestre entre países parece ser bastante raro, sendo feito em casos especiais – como o desses répteis quase extintos.

Ararinha-azul
A ararinha-azul (Cyanopsitta spixii) é uma espécie endêmica (que só existe em determinado local) da Caatinga e que está extinta na natureza (algumas dezenas vivem em cativeiro). O desaparecimento da ave ocorreu em virtude da destruição de seu hábitat (a caatinga baiana, desde o extremo norte da Bahia até o sul do rio São Francisco) e, principalmente, pela ação de traficantes de animais.

Última ararinha-azul fotografada na natureza em 1990
Foto: Luiz Claudio Marigo

A ararinha-azul foi considerada extinta na natureza pelo Ibama em 2000. Atualmente, existem cerca de 70 ararinhas-azuis em cativeiro. A maior parte delas vive fora do Brasil – com colecionadores particulares, na Loro Parque Fundación (Espanha) e na Al Wabra Wildlife Preservation (Catar). A ave foi representada no desenho Rio, idealizado e realizado pelo carioca Carlos Saldanha, pelo protagonista Blu.

- Leia a matéria completa do potal G1

0 comentários: