segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Começar a semana pensando...

...em enfeitar uma chácara com animais silvestres em cativeiro.

Tem gente que tem chácaras para passar fins de semana tranquilos com algum contato com a natureza, certo? Mas para muitos, não basta estar perto do verde e, de longe, apreciar a fauna silvestre.

“Seis animais silvestres foram encontrados em uma chácara no bairro Rodeio em Sarapuí (SP). Entre eles estão um macaco, dois saguis, dois sabiás e uma arara Canindé.

Arara-canindé: enfeite de chácara
Foto: Divulgação/PM Ambiental Itapetininga

A Polícia Militar Ambiental de Itapetininga (SP), responsável pela fiscalização na região, chegou ao local depois de denúncia anônima. O flagrante foi na tarde desta quinta-feira (16). Na casa estavam os caseiros. Eles afirmaram que os animais pertencem ao proprietário da área e ele mora em outro município do estado.”
– texto da matéria “Animais silvestres são encontrados em cativeiro em Sarapuí, SP”, publicada em 16 de agosto de 2012 pelo portal G1

Tenho certeza que, se questionado, o dono da propriedade afirmará ser um amante dos animais, alegando cuidar muito bem dos que estão enjaulados. Será?

Na matéria do G1 está escrito "sagui", mas na foto divulgada parece um macaco-prego
Foto: Divulgação/PM Ambiental Itapetininga

Ou será que esses bichos foram retirados da natureza e forçados a aceitar o confinamento? Pergunto mais: ali, em viveiros, esses bichos estão cumprindo seu papel ecológico?

A falta de estrutura do poder público, que não possui centros de recebimento desses animais em quantidade suficiente, ainda obriga a Polícia a deixá-los com o infrator. Absurdo que a imprensa também não questiona.

Comentar mais o quê?

- Leia a matéria completa do G1

0 comentários: