quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Interpol parte 2: ação pelo Dia Internacional do Tigre

Ontem, 30 de julho de 2012, o Fauna News publicou "8.700 animais apreendidos e 4 mil pessoas presas: Interpol em ação contra o tráfico de fauna". Pois a polícia internacional divulgou mais uma ação. 

Desde 2010, em todo dia 29 de julho é celebrado o Dia Internacional do Tigre. A data foi criada para promover um sistema global de proteção dos hábitats naturais dos tigres, para a sensibilização da opinião publica e para aumentar o apoio para as questões de conservação do felino.

No último dia 29, a Interpol anunciou:

“A Operação Prey  (presa), realizada no Butão, China, Índia e Nepal levou, até agora, a cerca de 40 prisões e a apreensão de peles de grandes felinos e outras partes do corpo, bem como de bens de animais selvagens, como os chifres de rinoceronte, marfim e cavalos-marinhos, além de flora protegida como orquídeas e cactos.”
- texto traduzido da matéria “INTERPOL wildlife operation results mark Global Tiger Day”, publicada pela Interpol em seu site em 29 de julho de 2012

Pele de tigre apreendida durante operação
Foto: Divulgação Interpol

Atualmente, partes de tigres, como peles e garras, são bastante valiosas na China – de acordo com matérias veiculadas nos suplementos do The New York Times publicados em 22 de fevereiro e 22 de março de 2010 na Folha de S. Paulo. Cada pele chega a custar US$ 20 mil e uma pata US$ 1.000. Os ossos do animal são usados em remédios e há localidades na Ásia onde populações consideram que bigodes, garras e dentes trazem proteção e sorte.

Infográfico da situação dos tigres no mundo (em inglês)
Fonte: WWF

O comércio ilegal e lucrativo tem causado a queda da população mundial desses animais que, hoje, seria de 3.200 animais na natureza (calcula-se que havia 100 mil tigres na Ásia no início do século 20).

- Leia a matéria completa da Interpol (em inglês)
Releia:
- “Tigres: muito perto da extinção”, publicado pelo Fauna News em 26 de janeiro de 2011
- “Aberta a temporada de caça aos caçadores na Índia”, publicado pelo Fauna News em 31 de maio de 2012

Foto: imagensgratis.com.br

0 comentários: