quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Tigres na sacada do apartamento: é o tráfico de animais na Tailândia

Estima-se que, no início do século 20, a população de tigres na Ásia era de 100 mil animais. Depois de anos de desmatamento e caça, estima-se que não mais que 3.200 vivam em estado selvagem. Hoje, o tráfico de fauna tem contribuído com o problema.

Partes dos tigres, como peles e garras, são bastante valiosas na China – de acordo com matérias veiculadas nos suplementos do The New York Times publicados em 22 de fevereiro e 22 de março de 2010 na Folha de S. Paulo. Cada pele chega a custar US$ 20 mil e uma pata US$ 1.000. Os ossos do animal são usados em remédios e há localidades na Ásia onde populações consideram que bigodes, garras e dentes trazem proteção e sorte.

E a Tailândia é hoje parte importante e representativa na engrenagem do comércio de tigres.

“Uma grande operação contra o tráfico de animais na Tailândia levou à prisão de um homem que criava ilegalmente seis tigres em seu apartamento, nos arredores da capital do país, Bangcoc. Os animais eram mantidos em uma espécie de jaula enferrujada no terraço do imóvel - quatro eram adultos e dois eram adolescentes, segundo informações da polícia tailandesa dadas ao jornal "Metro".

Dois dos seis tigres encontrados no apartamento
Foto: Tsafrir Abayov/AP

Os tigres eram mantidos acorrentados. Eles foram encontrados nesta segunda-feira (10) pela polícia ambiental da Tailândia.

O suspeito de criar os bichos, Surasak Bunthienthong, de 28 anos, disse aos policiais ter autorização para manter dois deles em seu terraço. O homem foi preso sob acusação de posse ilegal de animais selvagens.”
– texto da matéria “Operação policial na Tailândia acha tigres presos em apartamento”, publicada em 10 de setembro de 2012 pelo portal G1

"As autoridades tailandesas estão fazendo a coisa certa para verificar instalações de tigres em cativeiro, porque tigres cativos estão sendo encontrados no comércio ilegal, que passa por este país", disse a diretora sênior da ONG Freeland Foundation, Onkuri Majumdar. A organização tailandesa é especializada no combate ao tráfico de fauna. De acordo com a entidade, o atual sistema de licenciamento do governo local para manutenção de tigres em cativeiro fornece uma brecha para os traficantes usarem as licenças como meio para o comércio ilegal. Mais de 880 tigres em 21 zoológicos estão atualmente registrados, mas o número real de tigres com particulares é muito maior, segundo a Freeland Foundation.

Infográfico da situação dos tigres no mundo (em inglês)
Fonte: WWF

- Leia a matéria completa do portal G1
- Conheça a Freeland Foundation

0 comentários: