quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Quando traficantes de drogas e de animais se confundem

“Cinco pessoas suspeitas de tráfico de drogas foram presas na noite de quarta-feira (3) em Hidrolândia, Região Metropolitana de Goiânia. Com elas, a polícia apreendeu mais de oito quilos de pasta base de cocaína, carros, armas, R$ 6 mil em cédulas falsificadas e cigarro contrabandeado. Mas o que mais chamou a atenção foi um filhote de jaguatirica que estava sob o poder do grupo.

Filhote encontrado com acusados de tráfico de drogas
Foto: Divulgação Polícia Militar de Goiás

Segundo a Polícia Militar, o filhote tem aproximadamente três meses de vida e era tratado como animal de estimação. Ele foi levado para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).” – texto da matéria “Polícia Civil encontra jaguatirica com suspeitos de tráfico de drogas, em GO”, publicada em 4 de outubro de 2012 pelo portal G1

A quadrilha, investigada há meses, produzia em três chácaras cocaína para distribuição em Goiânia e Aparecida de Goiânia.

Uma correção: o Fauna News recebeu e-mails, inclusive do biólogo Leonardo Sartorello, informando que o animal apreendido não é um filhote de jaguatirica, mas de onça-parda.

Em 2001, a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestre (Renctas) publicou o 1º Relatório Nacional de Tráfico sobre Tráfico de Fauna Silvestre. O trabalho já alertava para a existência de cerca de 350 a 400 quadrilhas de tráfico de animais, sendo que 40% delas estariam envolvidas com outras atividades ilegais – comércio ilegal de pedras preciosas, drogas e armas, por exemplo.

- Leia a matéria completa do portal G1
- Conheça a Renctas
- Releia "Drogas e animais silvestres: pontos em comum para algumas quadrilhas", publicado pelo Fauna News em 23 de novembro de 2011

1 comentários:

Anônimo disse...

Amigos do Fauna News, esse animal da foto NÃO É um filhote de jaguatirica e sim um filhote de onça parda ou suçuarana.