terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tráfico de tigres: mais uma vez na Tailândia

“A polícia tailandesa prendeu um suposto traficante de animais que transportava 16 filhotes de tigre em seu veículo, informou neste sábado a imprensa local.

Um dos filhotes apreendidos na Tailândia
Foto: Daily News

O suspeito, de 52 anos, foi descoberto durante uma blitz policial na província de Khon Kaen, no noroeste da Tailândia, na fronteira com o Laos, segundo o jornal 'Bangcoc Post'.

Os felinos, com idade entre seis semanas e dois meses, estavam escondidos dentro do veículo presos em diferentes jaulas. A polícia disse que o prisioneiro, que responderá pelas acusações de posse ilegal e tráfico de espécies em perigo de extinção, declarou que uma pessoa tinha pagado 15.000 bat (US$ 500) para ele transportar os animais.”
– texto da matéria “Homem que escondia 16 filhotes de tigre é preso na Tailândia”, publicada em 27 de outubro de 2012 pelo site da revista Exame

Em 10 de janeiro de 2012, o Fauna News publicou “Mais uma apreensão de peles e ossos de tigres. O felino tende a desaparecer”. O post relatou outra apreensão na Tailândia, mas, na oportunidade, foram encontrados somente as peles e os ossos dos animais:

Atualmente, a demanda pelas partes de tigres é grande na China, onde os ossos do animal são usados em remédios. No restante da Ásia também há localidades onde populações consideram que bigodes, garras e dentes trazem proteção e sorte. No sudeste do continente, com destaque para o Vietnã e a Tailândia, estão os grandes centros desse tráfico.

No início de 1900, os tigres eram encontrados em toda a Ásia e sua população era de mais de 100 mil animais. As estimativas atuais indicam que menos de 3.200 permanecem em estado selvagem.  A caça ilegal, principalmente para obter sua pele e ossos para uso decorativo ou medicinal, é uma das principais causas do declínio do animal.

De acordo com a Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN (União Internacional para Conservação da Natureza), a maioria das subespécies dos tigres tem sua população em declínio.

- Assista ao vídeo da BBC Brasil sobre a apreensão:


- Leia a matéria completa do site da revista Exame
- Releia " “Mais uma apreensão de peles e ossos de tigres. O felino tende a desaparecer”, publicado pelo Fauna News em 10 d ejaneiro de 2012

0 comentários: