quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Tráfico de animais: e como existem pessoas como essa aposentada...

“A Polícia Militar Ambiental de Votuporanga, através dos policias militares ambientais Cabo PM Laércio, Cabo PM Vinicius e Soldado PM Fabrício, apreenderam quatro aves silvestres mantidas irregularmente em cativeiro.

Foram encontrados dois filhotes de Arara Canindé (espécime ameaçada de extinção), um filhote de Papagaio-verdadeiro e um Papagaio-verdadeiro já adulto. As aves estavam na posse de uma aposentada.”
– texto da matéria “Polícia Ambiental apreende filhotes de papagaio em Votuporanga”, publicada em 12 de novembro de 2012 no site VotuporangaTudo

As araras e um dos papagaios são filhotes
Foto: VotuporangaTudo

O caso permite duas hipóteses. A primeira é a possibilidade de a aposentada estar ajudando traficantes (ou ela mesmo estar vendendo as aves). A outra possibilidade, que parece mais provável pelo fato de nada ter sido citado na matéria sobre o envolvimento direto dela com a venda das aves, é a da mulher ser uma daquelas “amantes” de bichos que gostam de ter papagaios e araras em seu quintal.

Refletindo sobre a segunda hipótese, é fato de que a aposentada contribui com a cadeia do tráfico de animais (sendo compradora) por ignorância. Ela até pode saber que é errado e ilegal, mas com certeza não sabe das consequências para os ecossistemas que a ausência desses animais causa – ainda mais quando envolve espécies em risco de extinção.

Essas aves deixam de ser alimento e de se alimentar de outras espécies, deixam de espalhar sementes pelas matas, não se reproduzem e comprometem a futuro populacional, podem levar doenças para o meio humano e por aí vai... Por isso, a educação ambiental é fundamental no combate ao tráfico de animais.

E como existem pessoas como essa aposentada...

- Leia a matéria completa do VotuporangaTudo

0 comentários: