sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Reflexão para o fim de semana: onças na Argentina, tentando desfazer o estrago

“Ícone da cultura mitologia guarani original desta região, a onça-pintada ou jaguar, como é conhecido na Argentina, desapareceu em meados do século passado da região do Pântano do Iberá, pântanos de água doce de cerca de 1,3 milhões de hectares, e em todo o país estão estimadas apenas cerca de 200 animais. As informações são da Agência EFE.

Estima-se que apenas 200 onças-pintadas vivam na Argentina
Foto: Tambako

O projeto realizado pela Conservation Land Trust (CLT), uma organização fundada pelo bilionário EUA Douglas Tompkins e sua esposa, Kristine McDivitt, tem como princípio garantir a reprodução dos jaguares e inseri-los em ambiente natural, onde a fundação pretende criar um parque nacional.”
– texto da matéria “Projeto tenta recuperar jaguar em reserva argentina”, publicada pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda) em 13 de dezembro de 2012

Será que é possível? Só para lembrar, em 6 de agosto de 2012, o Fauna News publicou:

‘“Operações de reintrodução de leões criados em cativeiro nas áreas selvagens da África têm feito muito pouco pela conservação destes animais, afirma um estudo divulgado nesta terça-feira (31) pela revista Oryx. Ações deste gênero, que podem envolver turistas, são classificadas como "comerciais" e "mitos" pelos cientistas responsáveis pela pesquisa.

Elaborada por uma equipe de biólogos da Panthera, unidade especializada em felinos da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na tradução em inglês), a pesquisa considera que há um "mito de conservacionismo" em operações deste gênero, quase sempre fracassadas. O estudo demonstra que nenhum leão criado em cativeiro foi realocado de maneira bem-sucedida no meio selvagem.” – texto da matéria “Reintrodução de leões criados em cativeiro fracassa na África, diz estudo”, publicada em 1º de agosto de 2012 pelo portal G1

Leão nascido em cativeiro na Namíbia
Foto: Luke Hunter/Panthera

Existem muitos programas de revigoramento populacional, mas pouco se divulga sobre o sucesso dos mesmos. Quando essas ações envolvem animais nascidos na natureza (como os apreendidos com traficantes de fauna ou acidentados que receberam tratamento), as chances de o bicho voltar a ter uma vida normal são grandes.

Mas o caso dos leões citados na matéria é diferente, afinal eles nasceram em cativeiro. A constatação dos pesquisadores eleva ainda mais a preocupação com a conservação das espécies em seus hábitats, afinal o homem está provando que não consegue reproduzir a perfeição da natureza.

Não basta ter o bicho sadio. O homem não consegue dar ao animal nascido em cativeiro o conhecimento aprendido pelos que sempre viveram no mato. A arrogância antropocêntrica encontrou um limite, pelo menos para essa espécie.’
– texto do post “Começar a semana pensando”

Seria muito bom que a tentativa argentina desse certo. A torcida é grande, mas o trabalho a ser desenvolvido pela Conservation Land Trust não será fácil.

- Leia a matéria completa da Anda
 - Releia o post do Fauna News “Começar a semana pensando”, de 6 de agosto de 2012

1 comentários:

leosarto disse...

Vamos torcer para não ser mais uma jogada de marketing. Todos querem usar o nome Jaguar, onça pintada etc... em suas marcas, mas na hora de ajudar a preservar e conservar, todos correm. Principalmente os governos.