quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Apreensões de animais em feiras de Pernambuco: sem educação ambiental, elas sempre ocorrerão

“Em uma ação conjunta entre equipes de fiscalizações da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) 111 aves silvestres, que estavam sendo comercializadas ilegalmente em feiras livres em Gravatá e Bezerros, ambos municípios do Agreste de Pernambuco, foram apreendidas no último fim de semana. 

Ação de fiscalização em feiras de Pernambuco
Foto: Divulgação CPRH

Havia 19 espécies de aves distintas, sendo a Cravina o tipo mais encontrado, com 21 animais. Também foram encontrados 17 Galos de Campina, 14 Papa-Capins e 11 Patativas.”
– texto da matéria “CPRH apreende 111 aves silvestres comercializadas ilegalmente no Agreste”, publicada em 21 de janeiro de 2013 pelo site NE10

Ontem (23 de janeiro de 2013), no post “Tráfico de animais na feira de Duque de Caxias: não é novidade, mas reportagem vale pelas imagens”, o Fauna News comentou o comércio escancarado de animais silvestres na famosa feira de Duque de Caxias (RJ) – que foi alvo de uma matéria do Jornal Hoje (TV Globo). A feira da Baixada Fluminense, apontada como um dos maiores pontos de tráfico de fauna do país, é o ápice desse mercado negro varejista e popular.

Por todo o país, em especial nas regiões Norte e Nordeste, ocorre o comércio ilegal de animais silvestres em feiras. As apreensões em Gravatá e Bezerros são um pequeno exemplo do problema. E, é fato, se em alguns dias as equipes de fiscalização voltarem a essas feiras, novas apreensões serão feitas.

Enquanto não houver uma política pública séria, que invista em educação ambiental para orientar a população a não comprar animais, as apreensões continuarão a ocorrer.

- Leia a matéria completa do NE10
- Releia o post do Fauna News “Tráfico de animais na feira de Duque de Caxias: não é novidade, mas reportagem vale pelas imagens”, publciado em 23 de janeiro de 2013

0 comentários: