quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Sem educação ambiental contra tráfico de animais, polícia continuará enxugando gelo

“A Polícia Militar Ambiental de Umuarama, após o recebimento de várias denúncias, desencadeou uma operação que teve início na tarde de domingo e término no dia de ontem com o saldo de 159 aves silvestres apreendidas.

Se procurarem, policiais apreendem muito mais
Foto: Divulgação Polícia Militar Ambiental do Paraná

Os policiais deslocaram ao município de São Tomé e realizaram vistorias em três residências onde foram apreendidas 85 aves provenientes da fauna sem autorização do órgão ambiental competente.

Já em Cianorte e Japurá outras 74 aves foram apreendidas nas mesmas condições, ou seja, estavam sendo mantidas em cativeiro clandestinamente.”
– texto da matéria “Polícia Ambiental apreende 159 aves silvestres em Cianorte”, publicada em 15 de janeiro de 2013 pelo jornal paranaense Diário do Noroeste

Parabéns, Polícia Militar Ambiental do Paraná. Fez seu trabalho e, com certeza, encontraria mais animais em situação ilegal se procurasse mais. Mas, infelizmente, seu trabalho é um esforço com poucos resultados.

O fim do tráfico de fauna não será uma realidade enquanto o poder público esquecer de investir em educação ambiental. A demanda por animais só será reduzida quando a população se conscientizar dos problemas ambientais, de saúde pública e da crueldade que os bichos sofrem. A repressão é necessária, mas acaba enfraquecida pela legislação fraca, que prevê pena de até um ano para esse crime (e que, por isso mesmo, acaba em transação penal com o acusado cumprindo algum trabalho comunitário ou pagando cestas básicas).

Pássaros apreendidos no Paraná
Foto: Divulgação Polícia Militar Ambiental do Paraná
É ruim constatar, mas a polícia vai continuar enxugando gelo enquanto não houver uma séria política de combate ao tráfico de animais.

- Leia a matéria completa do Diário do Noroeste

0 comentários: