quinta-feira, 11 de julho de 2013

Fragata no cativeiro. Até aves marinhas não escapam do hábito humano de engaiolar

O principal incentivador do tráfico de fauna é o hábito do ser humano de criar animais silvestres como bichos de estimação. As aves, no Brasil, são as principais vítimas, representando mais de 80% do total dos animais apreendidos.

Esse hábito pode, muitas vezes, fugir do convencional e vitimar aves não tão comuns no universo do tráfico (como passarinhos, papagaios e araras).

“Um tucano e uma fragata foram resgatados por agentes da Guarda Ambiental durante operação em Macaé, Baixada Litorânea do Rio de Janeiro. O tucano do bico preto foi encontrado no bairro Jardim Vitória e a fragata foi resgatada na Avenida Presidente Sodré, em frente a prefeitura.

Tucano e fragata apreendidos em Macaé (RJ)
Foto: Juranir Badaró/Secom

Os agentes chegaram até o local após denúncia anônima. As aves foram encaminhadas para o Centro de Tratamento de Animais (CTA), localizado no distrito de Barra de São João em Casimiro de Abreu.” – texto da matéria “Aves silvestres são resgatadas em Macaé, RJ, após denúncia anônima”, publicada em 10 de julho de 2013 pelo portal G1

Tucanos são mais comuns de serem encontrados em cativeiro. Já as fragatas... É a primeira vez que o Fauna News tem notícia desse tipo de ave em cativeiro. A matéria não especificou a espécie.

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: