sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Até baleia é atropelada

O Fauna News seleciona e comenta notícias sobre dois assuntos: tráfico de fauna e os impactos que rodovias causam nos animais silvestres, sendo que os casos de atropelamentos são uma constante.

Hoje, o Fauna News vai fugir um pouco de sua linha editorial. Um animal silvestre foi atropelado, mas no mar...

“Na manhã desta sexta-feira, dia 15, uma quarta baleia foi localizada morta no litoral do município do Prado, no extremo sul da Bahia. Da espécie jubarte, o animal foi visto por pescadores na região conhecida como 'barra'. Uma das hipóteses para a morte por ter sido atropelamento por um navio pesqueiro ou cargueiro. As suspeitas sobre o atropelamento devem-se à presença de navios na mesma rota das baleias.

Urubus comendo os restos da baleia
Foto: site Primeiro Jornal

(...) Segundo a médica veterinária do instituto Baleia jubarte, Adriana Colosio, essa é a quarta baleia Jubarte encontrada morta, num período inferior à um mês, apenas no município do Prado. "Devido ao fato do acesso dificultado, fica impossível realizar os exames necessário no animal. Aguardamos que a correnteza do mar desloque os restos para a praia, quando será possível realizar todos os procedimentos", destacou.”
– texto da matéria “Quarta baleia jubarte encontrada morta em Prado”, publicada em 16 de agosto de 2013 pelo site baiano Primeiro Jornal

Esse é o quarto caso em menos de um mês, mas outros já foram registrados este ano. Inclusive com suspeita de atropelamento por navio:

“Uma baleia jubarte macho com 13 metros de comprimento e peso estimado de 35 a 40 toneladas foi encontrada morta, na praia de Barra Velha, em Nova Viçosa, litoral sul da Bahia.

Primeira jubarte morta em 2013
Foto: Divulgação Instituto Baleia Jubarte

É o primeiro caso de baleia jubarte encontrada morta em 2013.

Pesquisadores do Instituto Baleia Jubarte (IBJ) se deslocaram nesta quarta-feira (12) para o local para averiguar sinais de fratura na baleia, que pode ter sido atropelada por um navio.

As suspeitas sobre o atropelamento, segundo o instituto, devem-se à presença de hemorragia intensa próxima à região dorsal e de alguns hematomas no corpo da baleia.”
– texto da matéria “Baleia jubarte é encontrada morta no litoral sul da Bahia”, publicada em 12 de junho de 2013 pelo site do jornal Folha de S. Paulo

Todo ano as baleias jubarte migram para o litoral baiano, especialmente para a região do Arquipélago de Abrolhos. Estimativa do Projeto Baleia Jubarte indicam que cerca de 9 mil jubartes vindas da Antártida frequentem nosso litoral entre julho a novembro, período reprodutivo.

Jubarte saltando na costa brasileira
Foto: Divulgação instituto Baleia Jubarte

Uma pergunta: será que não é possível desviar as rotas de navios e grandes embarcações nesse período ou preparar alguma rota em que haja monitoramento para evitar esses atropelamentos?

- Leia a matéria completa do Primeiro Jornal
- Leia a matéria completa da Folha de S. Paulo
- Conheça o Projeto Baleia Jubarte e saiba mais sobre a espécie

0 comentários: