quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Não bastasse perder a liberdade, ainda sofreu maus tratos

O que leva uma pessoa a manter em cativeiro um animal silvestre nascido na natureza? Muitos podem alegar ser amor à natureza, outros afirmam ser para alegrar o ambiente com o canto de um pássaro e por aí vai. Independentemente do motivo, espera-se que essa pessoa crie o animal com o mínimo de cuidado.

Mas nem sempre é isso que acontece. Além do crime ambiental de manter o animal em cativeiro, essa pessoa também comete outro delito: maus tratos. E quem mais vai sofrer é o ser que já perdeu a liberdade.

“Pelo menos 25 aves silvestres foram apreendidas na manhã desta segunda-feira (12) no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa, durante a Operação Resgate realizada pelo Batalhão de Policiamento Ambiental. Entre as espécies apreendidas na manhã de hoje estavam papa-capins, galos-de-campina, caboclinhos e sabiás. De acordo com o tenente-coronel Paulo Sérgio, comandante do órgão, em uma das residências abordadas, cinco aves apresentavam indícios de maus tratos.

Uma das aves apreendidas em João Pessoa
Foto: Walter Paparazzo/G1

Nesta residência, as aves estavam sendo criadas em condições inadequadas, segundo o comandante Paulo Sérgio. “Percebemos que o dono não apresentava condições de criar os pássaros. Como resultado disso, havia aves com fome, a água de alguns animais estava com lodo e um dos pássaros estava com uma das patinhas quebrada”, afirmou. Entre as espécies criadas em situação de maus tratos estavam um sabiá, galo-de-campina e um cancão.” – texto da matéria “Aves em situação de maus tratos são resgatadas em João Pessoa, diz PM”, publicada em 12 de agosto de 2013 pelo portal G1

Além dos problemas relacionados ao equilíbrio dos ecossistemas e a transmissão de zoonoses (doenças), o hábito de manter animais silvestres em cativeiro e o tráfico de fauna têm uma face cruel.

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: