domingo, 4 de agosto de 2013

Resolução 457: começa a organização para a terceira manifestação contra

O Movimento Liberdade à Vida (MLV), criado pelas estudantes de Ciências Biológicas Marina Malcius, , Patricia Orosco, Leticia Mendes Araújo e Gabriela Viveiros Mathias, já escolheu a data para a terceira manifestação contra a resolução 457 do Conama: 14 de setembro. A partir das 14h, o grupo e os simpatizantes da causa se reunirão em frente ao Masp, na avenida Paulista, em São Paulo (SP).

A Resolução 457 do Conama permite que, caso de o agente de fiscalização do poder público não consiga “vagas” em suas instituições (tipo Cetas – Centro de Triagem de Animais Silvestres), em zoológicos ou em entidades credenciadas para receber os animais apreendidos, o infrator permaneça com o bicho que mantinha ilegalmente. Tal permissão se dará por meio da emissão do Termo de Depósito de Animal Silvestre e do Termo de Depósito Preliminar e só será possível para anfíbios, répteis, aves e mamíferos que constarão na futura lista de espécies de silvestres que poderão ser criadas comercialmente para venda como bichos de estimação (Lista Pet).

Estão legalizando uma situação ilegal.

A Resolução 457 foi aprovada em votação no Conama em 22 de maio de 2013 e publicada no Diário Oficial da União em 26 de junho de 2013. Ela entra em vigor em 180 dias (dezembro).

A primeira manifestação do MLV ocorreu em 15 de julho de 2013, em frente à Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo. O segundo protesto foi realizado no Masp e no Vale do Anhangabaú, em 27 de julho de 2013.

Manifestantes durante segundo protesto do MLV
Foto: Fauna News

O Fauna News apoio o Movimento Liberdade à Vida.

- Leia a Resolução 457
- Conheça o blog do MLV
- Conheça a página do MLV no Facebook
- Conheça a página do Facebook convocando para a terceira manifestação
- Releia o post do Fauna News "Conama alivia a falta de estrutura do poder público legalizando o tráfico de animais", publicado em 27 de junho de 2013

0 comentários: