quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Educação começa em casa. Inclusive a ambiental

“Dois irmãos menores de idade foram flagrados pela polícia caçando animais silvestres na Avenida Comendador José da Silva Marta, em Bauru (SP), nesta terça-feira (3).

De acordo com informações da Polícia Ambiental, os irmãos de 11 e 17 anos, moradores da Vila Serrão, foram encontrados com m pássaro apreendido dentro de um alçapão. A dupla tentou fugir, mas foi contida.

Aves apreendidas na casa dos adolescentes
Foto: Divulgação PM Ambiental SP

Na casa dos suspeitos, a polícia encontrou 12 aves silvestres em situação de maus-tratos e sem autorização para manutenção em cativeiro. A Polícia Ambiental aplicou ainda três autos de infração ambiental em nome da mãe dos irmãos que totalizaram R$ 13,5 mil em multas por caça e maus-tratos.”
– texto da matéria “Menores são flagrados com aves e mãe é multada em R$ 13 mil”, publicada em 4 de dezembro de 2013 pelo portal G1

Respeito pelo próximo, consciência de sua cidadania e apreço pela natureza. Tudo isso tem de partir da educação dada pela família. Esperar que a escola ou qualquer outra entidade o faça é um erro.

E quando isso não é realidade, fatos como o registrado em Bauru acontecem. Os dois jovens são vítimas do exemplo que têm em casa. Felizmente, nessa idade á mais fácil corrigir. Mas que o fará?

Será que a mãe ou outro responsável dessa família terá condição de deixar o hábito de manter animais silvestres em cativeiro ilegal e sem os cuidados necessários para que os dois adolescentes não perpetuem tal comportamento?

Em situações como essa, a pressão tem de ser externa. Aqui tem de haver uma inversão do “jogo”, com o ensinamento vindo de fora do lar. A escola ganha então papel fundamental. O poder público, com campanhas, também tem sua responsabilidade.

Mas será que isso vai acontecer?

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: