quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Traficantes dentro do Ibama: o vídeo

Em 12 de dezembro de 2013, o Fauna News publicou “Traficantes dentro do Ibama”, em que comentou a Operação Eleutheros da Polícia Federal. A ação foi realizada para desbaratar uma quadrilha que estaria desviando animais silvestres do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama em Maceió (AL), com a participação de prestadores de serviço (tratadores e vigilantes) e de um ex-estagiário. Os bichos estariam sendo comercializados no mercado negro.

“Segundo as investigações, os animais eram deixados durante o dia por outros funcionários e retirados pelo vigilante. O delegado Renato Madesen Arruda, da Divisão de Crimes Contra o Meio Ambiente da PF, a ação acontecia muitas vezes em feriados e durante à noite, quando o movimento no órgão é menor. Ele disse que, além de vídeos com flagrantes, a polícia possui documentos que apontam o crime.

Vigilante flagrado retirando animais do Cetas de Maceió (AL)
Imagem: Reprodução de vídeo

O delegado disse que os animais desviados eram os que tinha um alto valor no mercado como os pássaros que cantam. “Os animais eram vendidos em feiras livres ou individualmente. Ainda estamos fazendo o levantamento da quantidade que foi desviada. As pessoas que estão sendo ouvidas na PF já passaram algumas informações que vão ajudar nas investigações”, disse.

(...) Cinco pessoas foram detidas, na manhã desta quarta-feira (11), em Maceió para serem ouvidas na sede da PF. Os policiais cumpriram mandados de condução coercitiva e seis de busca e apreensão. Segundo o delegado, em uma das casas foram apreendidos dois animais. Durante a operação, agentes da PF também apreenderam documentos no Ibama.”
– texto da matéria “PF divulga vídeo que mostra vigilante retirando gaiola do Ibama em Alagoas”, publicado em 11 de dezembro de 2013 pelo portal G1

Um vídeo, gravado durante as investigações, mostra um vigilante retirando alguns animais.  Clique aqui para assistir.

- Releia o post “Traficantes dentro do Ibama”, publicado em 11 de dezembro de 2013 pelo Fauna News
- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: