quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Jackie Chan na luta contra a matança de rinocerontes pelo chifre

O ator chinês Jackie Chan, conhecido por seus filmes em que exibe habilidades como lutador de artes marciais, é extremamente carismático e tem alta popularidade – tanto no oriente quanto no ocidente.

E ele mostrou saber usar essa qualidade por uma boa causa: está participando de uma campanha pelo fim da caça de rinocerontes por traficantes de chifres. Esse comércio ilegal e cruel tem na China e no Vietnã seus principais mercados e está dizimando as cinco espécies do animal que habitam a Ásia (três espécies) e a África (duas espécies). O vídeo com a mensagem do ator acaba de ser lançado.

Jackie Chan gravou vídeo contra caça de rinocerontes
Foto: Vern Evans Photography/WildAid

Dependendo da espécie, os rinocerontes possuem um ou dois chifres que, no mercado negro, valem mais que ouro. Essa parte do animal está altamente valorizada pelas dificuldades impostas ao seu comércio, regulamentado desde 1975 (para as espécies asiáticas) e 1977 (para as africanas) com base na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Fauna e da Flora Selvagens em Perigo de Extinção (CITES). A transação de rinocerontes e suas partes constam no Apêndice I da CITES, que proíbe tal atividade. A exceção é o rinoceronte-branco-do-sul (Ceratotherium simum simum) que habita a África do Sul e a Suazilândia e que, por estar no Apêndice II, pode ser comercializado vivo para instituições apropriadas ou como troféu de caça. Tudo mediante autorização.

De acordo com a Humane Society International, organização de proteção aos animais, o quilo do chifre custa cerca de 60 mil dólares para venda ao consumidor final. A cotação do chifre varia entre 50 mil e 100 mil dólares cada unidade.

Os chifres são arrancados e os animais agonizam até morrer
Foto: Troy Otto

Os chifres de rinocerontes são bastante utilizados na medicina tradicional asiática, principalmente na China e no Vietnã. Segundo a WWF e a International Rhino Foundation (IRF), organização com sede nos EUA, os chifres são comercializados em pó ou em tabletes para serem moídos como parte de fórmulas para o tratamento de sangramentos, convulsões, febres, AVC e dores em geral.

Os chifres de rinocerontes são formados de queratina, proteína fibrosa responsável pela formação de unhas e os cabelos. Não há qualquer referência em pesquisas científicas que justifique o uso do chifre como medicamento.

Que o exemplo de Jackie Chan seja seguido por outras personalidades, afinal elas são exemplo de comportamento para muita gente.

Assista ao vídeo de Jackie Chan:


1 comentários:

Unknown disse...

No Brasil, um ator que também busca despertar a consciência nas pessoas é o Paulo Vilhena. Ele apresenta o vídeo RODEIO, de que lado você está e mostra o sofrimento do uso de animais nas práticas de rodeio. O vídeo também conta com entrevistas de especialistas da área veterinária e jurídica, que as questionam sob vários aspectos – sua constitucionalidade, sua ética, que tipo de exemplo passam e os danos físicos e psicológicos causados aos animais. http://youtu.be/soSJOOum65o