sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Reflexão para o fim de semana: pelúcias para órfãos

Filhote de preguiça-real com seu bichinho de pelúcia
Foto: Girlene Medeiros/G1 AM

“Em Manaus, biólogos e veterinários utilizam bichos de pelúcia para cuidar de animais silvestres resgatados e entregues ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). Os brinquedos funcionam como "mães postiças" dos filhotes que chegam à unidade do órgão nos primeiros meses de vida. A estratégia ganhou repercussão com a divulgação da campanha "Doe um Bichinho de Pelúcia a um Bichinho de Verdade". Somente em 2013, 62 filhotes foram entregues ao órgão.

A ação é realizada pelo Centro de Triagem de Animais do Ibama em parceria com a Gerência de Fauna (GFAU) do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam). Quando são filhotes os animais passam a maior parte do tempo agarrados e pendurados aos pais, por quem são carregados.”
– texto da matéria “No AM, centro que usa pelúcia como 'mães' recebeu 62 filhotes em 2013”, publicada em 15 de fevereiro de 2014 pelo portal G1

As pelúcias ajudam a dar uma certa “segurança sentimental” aos filhotes. Mas e o aprendizado para a vida livre? Esse dificilmente é substituído, o que aumenta as chances do cativeiro até o fim da vida.

- Leia a matéria completa do G1

0 comentários: