segunda-feira, 31 de março de 2014

Desta vez foi em Minas Gerias: jovem detido com animais silvestres

A consciência da importância da água, do ar puro, de conservar a vegetação e reciclar  descartáveis podem ainda não ser os ideias entre os jovens, mas muito já foi feito. Já para a defesa da fauna silvestre, com o fim da criação desses animais como bichos de estimação, o trabalho está bastante longe do aceitável.

Em 26 de março de 2014, o Fauna News publicou o post "Jovens capturando aves. Mais uma geração será perdida", em que comentou a  apreensão de dois pássaros silvestres e de um produto conhecido como visgo, que é usado para capturar aves com um rapaz de 18 anos e dois adolescentes de 17 na zona rural de Rio Claro (SP).

"A mistura de influências europeias e indígenas formou a cultura do brasileiro em criar animais silvestres em cativeiro doméstico. Somente em 1967 é que a caça, captura e guarda sem autorização se tornaram crimes. Desde então, o poder público brasileiro restringiu à repressão sua atuação no combate a tais costumes. As ações educativas, voltadas para a conscientização e mudanças de atitudes, sempre foram pontuais, nunca uma postura do Estado.

O resultado é que as antigas gerações são exemplo para novas gerações, que sem informação e formação adequadas, repetem o hábito de criar animais silvestres em gaiolas, poleiros, jaulas e correntes. É o que está acontecendo com os jovens flagrados capturando aves em Rio Claro.

Campanhas e projetos de educação ambiental sobre os problemas envolvidos na captura, comércio e criação de silvestres ilegais são raros. Quando muito se divulga que é crime. Também o viés educativo das leis, no caso da infração ambiental cometida pelos jovens, não existe. A legislação é fraca e não pune." - texto do Fauna News

Desta vez, um rapaz foi detido em Divinópilis (MG).

"Um jovem de 19 anos foi detido pela Polícia Militar de Meio Ambiente (PMMA) com vários pássaros da fauna silvestre na tarde dessa quarta-feira (26), no povoado de Boa Vista em Divinópolis. Segundo a polícia, as aves serão levadas até o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), em Belo Horizonte, na manhã dessa quinta-feira (27).

Aves apreendidas na casa de rapaz de 19 anos
Foto: Divulgação PM Ambiental MG

Na casa do jovem os policiais encontraram um pássaro bigodinho, um pássaro preto, quatro trinca ferro, três papa capins, dois bico de pimenta, um canário chapinha, dois tico-tico cabeça de fogo, quatro maritacas, 15 gaiolas e três alçapões.
A polícia não soube informar se as aves seriam para comércio." - texto da matéria "Jovem é detido com pássaros da fauna silvestre em Divinópolis", publicada em 27 de março de 2014 pelo portal G1

Fica novamente a reflexão: estamos perdendo mais uma geração.

- Leia a matéria completa do G1
- Releia o post "Jovens capturando aves. Mais uma geração será perdida", publicado pelo Fauna News em 26 de março de 2014

0 comentários: