segunda-feira, 17 de março de 2014

Repeteco no Sergipe: mais uma apreensão em feira

Em 12 de março de 2014, o Fauna News publicou o post “Tráfico de animais: muito além da apreensão”, em que aproveitou o resgate de 65 aves na feira de trocas do bairro Lamarão, em Aracaju, para comentar sobre vários pontos do tráfico de fauna. A capital sergipana voltou a ser notícias. E mais uma vez com uma feira de trocas.

O Pelotão Ambiental, o Batalhão de Choque e a Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran) apreenderam 221 aves silvestres na manhã deste sábado (15) na Feira das Trocas em Aracaju, no bairro Capucho, em Sergipe.

Aves apreendidas em feira de Aracaju
Imagem: Reprodução TV Sergipe

Quase todas as aves foram soltas em uma área de Mata Atlântica, exceto duas que estavam debilitadas e, que por isso, foram encaminhadas para o centro de triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).” – texto da matéria “Polícia apreende 221 aves silvestres na Feira das Trocas em Aracaju”, publicada em 15 de março de 2014 pelo portal G1

Pode parecer repetitivo, mas vale destacar o fenômeno do tráfico de animais em feiras no Brasil, em especial, no Nordeste. Somente a repressão, apesar de necessária, não vai resolver o problema. É necessário, sobretudo, conscientizar a população sobre os males do comércio ilegal de fauna para os bichos, os ecossistemas e a saúde humana. Dessa forma, pode-se reduzir a demanda.

Outro ponto que chama a atenção é a soltura rápida dos animais. Aqui é feito o questionamento de sempre: as aves foram adequadamente avaliadas para o retorno à vida livre: E o local, tinha condições adequadas (de alimentação, dormida, água e segurança) para receber os bichos

- Leia a matéria completa do portal G1
- Releia o post “Tráfico de animais: muito além da apreensão”, publicado em 12 de março de 2014 pelo Fauna News

0 comentários: