terça-feira, 15 de abril de 2014

Aves em feiras de Alagoas: se não seriam vendidas, o que estavam fazendo lá?

“O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) apreendeu, nesta sábado (12), 33 pássaros silvestres que estavam sendo mantidos ilegalmente em cativeiros em feiras livres dos municípios de Boca da Mata e Jequiá da Praia, interior alagoano.

As aves foram apreendidas em feiras de Boca da Mata e Jequiá
Foto: Divulgação PM Ambiental AL

(...) Ainda de acordo com o BPA, não há informações de que as aves estavam sendo comercializadas porque nenhum suspeito foi localizado, já que quando a polícia chega, eles abandonam as aves e fogem das feiras. "Estamos fazendo um trabalho todo final de semana para fiscalizar algumas áreas em municípios do Estado. Não houve comprovação de que as aves expostas em gaiolas estavam sendo comercializadas. Mesmo assim, a criação em cativeiro sem autorização é ilegal", disse o sargento Flávio que comandou parte da equipe.” – texto da matéria “BPA apreende mais de 30 aves silvestres em feiras livres de Alagoas”, publicada em 12 de abril de 2014 pelo portal G1

É um fenômeno indiscutível: feiras, principalmente no Nordeste, são um dos principais locais de tráfico de animais, em especial as aves, no Brasil. É uma praga alimentada pelo hábito do brasileiro de criar silvestres como bichos de estimação.

Não entendo o motivo para os policiais não afirmarem que as aves estavam sendo comercializadas ou trocadas na feira de Boca da Mata e Jequiá. Ou será que os infratores levaram os animais apenas para serem exibidos?

Também surpreende o fato de o jornalista que fez a matéria não tentar apresentar alguma outra possibilidade para as aves estarem na feira (já que os PMs levantaram a hipótese de elas não estarem sendo traficadas). Faltou algo...

De qualquer forma, as aves estavam em situação ilegal e foram apreendidas.

De qualquer forma, ninguém foi preso mesmo...

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: