quarta-feira, 21 de maio de 2014

Entrega voluntária de silvestres: como ela aconteceu em Barra Mansa (RJ)?

“Uma operação da secretaria de Meio Ambiente recolheu 16 pássaros silvestres na manhã desta terça-feira (20), em Barra Mansa, no sul do Rio de Janeiro. Foram apreendidos um tucano, três trinca-ferros, cinco maritacas, um canário da terra, dois coleiros papa-capim, um coleiro pardo, dois azulões e um melro.

Aves apreendidas em entrega voluntária
Foto: Yuri Melo/PMBM

Eles foram entregues de forma espontânea pelos antigos donos, que não tinham autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para manter os animais em cativeiro. Ninguém foi preso.” – texto da matéria “Operação recolhe 16 pássaros silvestres em Barra Mansa, RJ”, publicada em 20 de maio de 2014 pelo portal G1

Seria bastante interessante que a matéria explicasse como os infratores foram convencidos a entregar esses animais. Houve alguma ação educativa do poder público sobre os problemas envolvidos no tráfico de fauna, a população se conscientizou a partir de algum projeto de ONG ou as entregas ocorreram durante alguma ação fiscalizatória e, para não serem multados e criminalmente investigados, os envolvidos preferiram abrir mão do silvestre de estimação?

Está no parágrafo 5º do artigo 24 do Decreto nº 6.154, de 2008:

“No caso de guarda de espécime silvestre, deve a autoridade competente deixar de aplicar as sanções previstas neste decreto, quando o agente espontaneamente entregar os animais ao órgão ambiental competente.”

- Leia a matéria completa do portal G1

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de saber para onde esses animais foram encaminhados.

DIMAS MARQUES disse...

Olá Roseane,
os animais foram levados para o Cetas do Ibama em Seropédica (RJ). Obrigado por acompanhar o Fauna News.