sexta-feira, 13 de junho de 2014

Ação contra o tráfico de animais para a Copa: o vídeo do Ibama

Em 9 de junho de 2014, o Fauna News publicou “Ação contra o tráfico de animais para a Copa. Que a campanha seja bem divulgada”, sobre a iniciativa do Ibama em intensificar a fiscalização contra o tráfico de animais silvestres nos aeroportos de cidades que recebem jogos da Copa do Mundo. O órgão federal também lançou uma campanha para alertar os turistas sobre esse crime ambiental.

“A iniciativa do Ibama é boa e necessária. Espera-se que, além do aumento da fiscalização, haja uma divulgação em massa do problema do tráfico de fauna para os turistas, principalmente na chegada deles. Afinal, depois que o bicho tiver nas mãos do visitante, se for apreendido, terá de passar por todo um trabalho de reabilitação para voltar à natureza (se voltar!).

E animal fora da mata, incluindo os apreendidos, é praticamente o mesmo que animal morto: não cumpre suas funções ecológicas, como predar, ser predado, espalhar sementes, etc.”
– texto do Fauna News

O Fauna News localizou o vídeo da campanha, que utilizou o tatu-bola como personagem vítima do tráfico. Vale ressaltar que esses animais não são grandes vítimas do tráfico. Turistas, sejam elas estrangeiros ou brasileiros, não procuram esse animal para comprá-los como bichos de estimação, por exemplo. O destino dos tatus capturados e vendidos é a panela.

A intenção do Ibama é interessante e bem intencionada. Além de conscientizar os turistas, tentaram envolver o ameaçado tatu-bola símbolo da Copa. Mas será que a mensagem será eficiente?

No vídeo, o tatu está em sua posição de defesa, isto é, como uma bola. O que o deixou um tanto escondido. Será que não seria melhor fazer a campanha com alguma ave? Afinal, elas representam mais de 80% dos animais apreendidos com traficantes e em cativeiro doméstico ilegal no Brasil.

Assista ao vídeo:


- Releia o post "Ação contra o tráfico de animais para a Copa. Que a campanha seja bem divulgada”, publicado pelo Fauna News em 9 de junho de 2014

0 comentários: