quinta-feira, 26 de junho de 2014

Mais peixes ornamentais apreendidos. Desta vez o trafico foi pego em Manaus (AM)

“A Polícia Federal (PF) apreendeu no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, situado na Zona Oeste de Manaus, 268 unidades de peixes da espécie Cascudo Zebra. A PF informou que uma mulher foi presa em flagrante.

Saco com peixes apreendidos
Foto: divulgação Polícia Federal

De acordo com a Polícia Federal, a ação foi realizada em parceria com fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

A mulher presa transportando os peixes é natural de Altamira/PA, segundo a PF.

Os peixes foram capturados no município paraense e seriam transportados para Tabatinga/AM e, em seguida, seriam retirados do país para serem comercializados no exterior.”
– texto da matéria “Mulher é presa em Manaus com 268 peixes ornamentais em aeroporto”, publicada em 25 de junho de 2014 pelo portal G1

Em 2001, a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas) estimou em 38 milhões a quantidade de animais silvestres retirada da natureza por ano no Brasil. Esse número não inclui invertebrados e peixes.

Apear dos peixes estarem fora da estimativa da Renctas, eles são tão vítimas do mercado negro quanto qualquer outro animal. No Brasil, o tráfico dos ornamentais acontece com intensidade na região Norte. Quadrilhas bem organizadas atuam na divisa do Brasil com a Colômbia, por exemplo, retirando ilegalmente esses animais do país.

Em 17 de junho de 2014, o Fauna News publicou o post “Peixes ornamentais apreendidos em São Paulo: pena que o esforço de fiscalização seja só para a Copa”, em que comentou a apreensão de mais de dois mil peixes ornamentais no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP). Bem que esse esforço de fiscalização contra o tráfico de fauna feito durante o período de Copa do Mundo poderia se transformar em rotina.

A biodiversidade brasileira agradeceria.

- Leia a matéria completa do portal G1
- Releia o post “Peixes ornamentais apreendidos em São Paulo: pena que o esforço de fiscalização seja só para a Copa”, publicado pelo Fauna News em 17 de junho de 2014

0 comentários: