terça-feira, 17 de junho de 2014

Peixes ornamentais apreendidos em São Paulo: pena que o esforço de fiscalização seja só para a Copa

“Fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreenderam no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) duas cargas com mais de dois mil de peixes ornamentais e animais aquáticos da fauna silvestre brasileira sem comprovação de origem legal.

Entre as espécies apreendidas foram encontradas duas de peixe ameaçadas de extinção, de acordo com a Instrução Normativa MMA 05/2004, Neon-goby (Elacatinus figaro) e Gramma brasiliensis, sendo a maior apreensão destes dois tipos realizada pelo Ibama.

Gramma brasiliensis apreendido no aeroporto de Guarulhos
Foto: Divulgação Ibama


Também foi apreendida uma outra espécie incluída na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites), o Cavalo-marinho (Hippocampus erectus), além de outras espécies da fauna silvestre nativa, como estrelas do mar, ouriços e ofiúros. As cargas vieram do estado da Bahia.

Foram lavrados no momento da fiscalização, que ocorreu na última sexta-feira (13), Autos de Infração Ambientais contra duas empresas comerciantes de peixes ornamentais, totalizando R$ 189 mil reais. Os animais apreendidos foram encaminhados a empreendimento autorizado.”
– texto da matéria “Meio Ambiente: Ibama apreende mais de dois mil peixes ornamentais e animais aquáticos da fauna brasileira ameaçados de extinção no aeroporto de Guarulhos”, publicada em 16 de junho de 2014 pelo Portal Bragança (Bragança Paulista – SP)

A apreensão faz parte do esforço do Ibama, chamado Operação Copa, para coibir o tráfico de fauna. Além de intensificar a fiscalização nos aeroportos das 12 cidades sedes da Copa do Mundo, o órgão federal está realizando uma campanha junto aos turistas desestimulando a compra de animais silvestres.

Em 9 de junho de 2014, com o post “Ação contra o tráfico de animais para a Copa. Que a campanha seja bem divulgada”, e em 13 de junho de 2014, com “Ação contra o tráfico de animais para a Copa: o vídeo do Ibama”, o Fauna News comentou o trabalho do órgão federal.

Seria muito bom se o Ibama incorporasse à sua rotina o esforço e a campanha feitos durante a Copa. O tráfico de peixes ornamentais, por exemplo, é um problema pouco combatido, .principalmente na região amazônica (com destaque para a fronteira com a Colômbia.

- Leia a matéria no Portal Bragança
- Releia os posts do Fauna News “Ação contra o tráfico de animais para a Copa. Que a campanha seja bem divulgada”, de 9 de junho de 2014, e “Ação contra o tráfico de animais para a Copa: o vídeo do Ibama”, de 13 de junho de 2014

0 comentários: