segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Começar a semana pensando...

...se não pode curar a doença, então que mate o paciente!

"África do Sul quer tirar chifres de rinocerontes para impedir caça

A situação dos rinocerontes da África do Sul está crítica. O animal sofre ameaça de extinção, mas pode ser caçado legalmente em algumas regiões do país com uma licença que equivale a, apenas, R$ 11. Sem falar na caça ilegal, que vem se intensificando e aprimorando com o passar dos anos – e o aumento do preço do chifre do animal no mercado negro.

Para combater a prática, o governo sul-africano chegou a mobilizar seu exército, no final de abril, para proteger os rinocerontes do Parque Nacional Kruger, que fica no nordeste do país, na fronteira com Moçambique. Apesar de a medida ter freado a morte dos animais, o governo considera tomar uma ação um tanto quanto polêmica: retirar os chifres de todos rinocerontes – essa parte do corpo do animal é o principal alvo das caças.(...)


Assim, arrancar o chifre dos animais seria uma forma de repelir os caçadores. O governo sul-africano diz que consultará veterinários e especialistas antes de tomar essa decisão, para saber se causaria mudanças negativas nas populações de rinocerontes, como uma alteração no comportamento.(...)" - texto da matéria de Marina Franco publicada em 31 de agosto de 2011 no blog Planeta Sustentável

- Leia a matéria na íntegra.

Foto: Pedro Rubens

0 comentários: