quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Será que as coisas começam a mudar? Traficante de animais é condenado

Juro que eu quero estar errado, mas creio que o tcheco preso na Operação Oxossi contra o tráfico de animais, em 2009, foi o primeiro condenado por esse crime no Brasil. O julgamento aconteceu em 31 de agosto de 2011. Finalmente uma boa notícia nesse universo de tragédias, descaso do poder público e esforços de uns poucos no combate ao comércio ilegal de fauna.
“Após denúncia do Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ), a 4ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro condenou o tcheco Tomas Novotny a dez anos de prisão pelos crimes de receptação e contrabando de animais silvestres e formação de quadrilha. Novotny, um ex-policial na República Tcheca, foi um dos denunciados presos preventivamente na Operação Oxossi, em 2009 (imagem da Operação Oxossi/ Foto: Gabriel de Paiva).

A denúncia, oferecida pelos procuradores da República Renato Machado e Maurício Manso, pedia a prisão de Novotny por seu envolvimento em um esquema de receptação e exportação de aves silvestres, vendidas no exterior. O tcheco intermediava, mediante pagamento, as negociações entre os caçadores e estrangeiros, aproveitando-se de sua fluência no idioma português para facilitar a comunicação entre as partes. A participação de Novotny na quadrilha foi comprovada através de escutas telefônicas autorizadas pela Justiça que revelaram seus contatos com outros acusados.”
– texto da matéria  “Traficante internacional de animais é condenado a 10 anos de prisão”, publicada em 2 de setembro de 2011 pelo site Observatório Eco (com informações da assessoria de imprensa do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro)

De acordo com a Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas), 38 milhões de animais silvestres são vítimas do tráfico por ano no Brasil. Estima-se que, em território nacional, entre dois milhões e quatro milhões de bichos silvestres vivam em cativeiros particulares. De acordo com a fonte consultada, esse número pode ser ainda maior, pois cerca de 60 milhões de brasileiros possuem espécimes silvestres em suas residências.

Pesquisas indicam que 82% das apreensões em território nacional de animais ilegais retirados da natureza são de aves.

Saiba que 95% do comércio de animais silvestres no Brasil deve ser ilegal e entre 60% e 70% desse tráfico é voltado para abastecer o mercado interno.

O comércio criminoso de fauna é a segunda causa da perda de biodiversidade (atrás da perda de hábitat).

“A sentença proferida é importantíssima, pois confere ao tráfico internacional de animais silvestres um tratamento compatível com sua gravidade, protegendo assim a biodiversidade brasileira”, diz o procurador Renato Machado.” – texto da matéria do site Observatório Eco

O tráfico de animais é a terceira atividade ilegal mais rentável do mundo (atrás do tráfico de drogas e do comércio ilegal de armas): entre 10 e 20 bilhões de dólares por ano, sendo o Brasil responsável por uma fatia que varia de 5% a 15% do total.

"A Operação Oxossi, que prendeu Novotny, foi feita em conjunto pelo MPF com a Polícia Federal em março de 2009. Na ocasião, o MPF ofereceu três denúncias contra 69 integrantes de quadrilhas de contrabando de animais que atuavam no Brasil e no exterior, pelos crimes de formação de quadrilha, receptação, caça a fauna silvestre, abuso e maus-tratos a animais silvestres." – texto da matéria do site Observatório Eco

- Leia a matéria “Traficante internacional de animais é condenado a 10 anos de prisão”, publicada em 2 de setembro de 2011 pelo site Observatório Eco
- VÍDEO: assista à matéria da prisão de Tomas Novotny, em 2009
- Conheça a Renctas

0 comentários: