quinta-feira, 17 de março de 2011

O tsunami e a fauna marinha: no Havaí, uma pequena amostragem do que deve ter ocorrido

Apesar de acompanhar diariamente por jornais e emissoras de rádio e televisão as notícias sobre as consequências do terremoto e do tsunami que devastaram o Japão, ainda não havia encontrado nenhuma informação sobre o impacto que tais fenômenos naturais tiveram sobre a fauna. Confesso que não pesquisei muito, mas hoje encontrei algo no site da BBC: “Aves marinhas são mortas por tsunami perto do Havaí”.

A reportagem publicada ontem informa sobre a morte de milhares de peixes e aves marinhas, como albatrozes, com a passagem do tsunami pelo atol de Midway - um dos atóis mais remotos do planeta e que foi transformado em santuário ambiental após a desativação de uma base militar dos EUA em 1993.

De acordo com a matéria, o Serviço de Pesca e Vida Selvagem dos Estados Unidos informou que mil albatrozes-de-laysan adultos e adolescentes, além de milhares de filhotes morreram quando o tsunami atingiu Midway. As ondas chegaram a 1,5 metro de altura no local por volta da meia-noite (horário local) de 10 de março e continuaram durante algumas horas. O impacto na população de patos e focas ainda não foi verificado.


Albatroz Wisdom, que tem 60 anos e é considerado a ave mais velha dos EUA, sobreviveu ao tsunami

Se o impacto na fauna selvagem foi dessa dimensão no pequeno atol, é certo que um número de animais mortos seja imensamente maior. Também é certo que jamais será conhecido com exatidão a consequência do tsunami sobre a população animal.

E repare que não envolvi nesse comentário o problema com os reatores nucleares...
Leia a matéria "Aves marinhas são mortas por tsunami perto do Havaí”

1 comentários:

Karina Dubeux disse...

O instinto animal foi um dos fenõmenos curiosos no tsunami de 26 de dezembro de 2004. Elefantes, golfinhos,cães, aves e outros pressentiram antes e salvaram muitos seres humanos.Por que o comportamento dos animais foi diferente dessa vez?