sexta-feira, 22 de abril de 2011

Reflexão para o fim de semana: símbolo da Amazônia, o boto-cor-de-rosa está sendo dizimado no Pará

Pelo Facebbok o diretor de redação da Envolverde, Dal Marcondes, veiculou o vídeo “Boto-cor-de-rosa em Perigo”. A indicação vale ser assistida.

O vídeo produzido pelo The New York Times – equipe: Alexei Barrionuevo, Myrna Donut e Rob Harris – está sendo divulgado no portal MSN e denuncia a matança de botos-cor-de-rosa na comunidade de Igarapé do Costa, região de Santarém, no Pará. A população dos animais estaria sendo dizimada por pescadores que utilizam a carne e os ossos como isca para a captura do peixe piracatinga.

Alexei Barrionuevo é o correspondente do The New York Times no Brasil. No vídeo o jornalista entrevista o biólogo português Miguel Miguéis que trabalha na região e afirma não haver fiscalização. O pesquisador tenta convencer os pescadores a substituir a carne do boto pela de porco como isca, mas enfrenta resistência.

Novamente, a ausência de fiscalização e de uma política pública que atuem na educação e conscientização da população ribeirinha tem contribuído para a manutenção do problema. Segundo o biólogo, há dois anos foram registrados 250 botos-cor-de-rosa em uma reserva na região. Hoje esse número não passou de 50.

Assista ao vídeo:

0 comentários: