quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Cabeça de onça: o troféu da crueldade

"O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou em R$ 5 mil, no último sábado, um fazendeiro de Jacareacanga, no sudoeste do Pará, por exibir uma cabeça de onça ameaçada de extinção como troféu.

O homem, que é dono de uma fazenda de gado no município, cortou a cabeça do animal e a manteve exposta como troféu na entrada de sua propriedade." - texto da matéria "Ibama multa fazendeiro por exibir cabeça de onça no PA" publicado em 29 de julho de 2011 pelo site Estadao.com.br


A cabeça da onça-preta
Foto: Rogério Melo/Ibama

Existem algumas instituições - como o Instituto Onça-Pintada e seu projeto Onça-Social - que percorrem propriedades rurais orientando fazendeiros a não abater os felinos que atacam o gado. Em muitos casos, quando uma onça mata um boi, por exemplo, o dono do animal é ressarcido.

Mas o conflito onça-pecuarista ainda persiste e é forte. Basta lembrar que, para surpresa de muita gente, a pecuarista Beatriz Rondon - acusada de promover safaris para caça de onças em sua propriedade no Pantanal - atuava desde 2001 em parceria com a ONG WWF-Brasil e o Projeto Onça-Social

É de Beatriz a declaração no vídeo promocional das caçadas em sua fazenda: "Era uma grande fêmea, muito bonita, que estava comendo minhas vacas aqui”.
Essa história ainda pode piorar. Quer saber como?

"Além da multa do Ibama, o responsável pelo crime ambiental poderá ser condenado de seis meses a um ano de prisão pela Justiça." - texto da matéria do site Estadao.com.br

Se houver condenação a ridícula pena para esse crime, classificado como de "menor potencial ofensivo", será revertida em cesta-básica ou atividade comunitária...

- Leia a matéria do Estadao.com.br "Ibama multa fazendeiro por exibir cabeça de onça no PA" publicada em 29 de julho de 2011.
- Releia a matéria do Fauna News "Safari para caçar onças no Pantanal: um crime que poderá ter punição branda", de 10 de maio de 2011.
- Conheça o Instituto Onça-Pintada.

Reveja o vídeo sobre os safaris para caçar onças no Pantanal:


1 comentários:

Kilma disse...

Extrememente LASTIMÁVEL!!!! Acredito que seja a expressão que melhor se adeque a esta situação conflituosa homem/fauna silvestre. Entretanto, no caso dos felinos ainda há o agravante da exposição dos animais abatidos como "troféus", aspecto que só concorre para a divulgação desta prática cruel e covarde da caça de animais silvestres! A assim contribui para a propagação da idéia de que este tipo de ação é justificável em prol dos "danos e dos riscos gerados pelos animais"!!!