segunda-feira, 26 de março de 2012

Começar a semana pensando...

...sobre o comportamento de quem deveria dar o exemplo.

“O vice-prefeito de São Sebastião, município do litoral norte de São Paulo, foi detido na manhã de ontem (23) por pescar em área de preservação ambiental.

Wagner Teixeira foi vereador da cidade por oito anos pelo PV (Partido Verde) e presidente do partido no município.


Momento da abordagem pela equipe de fiscalização
Foto: Joel Silva/Folhapress

Ele foi flagrado por fiscais do Ibama e do ICMBio (Instituto Chico Mendes) na lancha dele, avaliada em R$ 40 mil, com 116 quilos de peixe, incluindo espécies ameaçadas de extinção.” 
– texto da matéria “Vice-prefeito de São Sebastião é flagrado fazendo pesca ilegal”, publicada em 23 de março de 2012 pela Folha de S. Paulo

Texeira ainda alegou que não sabia da proibição da pesca no Parcel Sudoeste, que faz parte da Estação Ecológica Tupinambás. Mas a reportagem da Folha levantou alguns detalhes bem interessantes:

Foto: Prefeitura S. Sebastião
Wagnet Teixeira
‘"Eu não sabia que ali era proibido, que não podia pescar", afirmou o ex-vereador do Partido Verde, que foi criado na região e, durante seu mandato de vereador escreveu uma moção de apelo ao Ministério do Meio Ambiente solicitando a proibição da prática de tiros pela Marinha no arquipélago de Alcatrazes, em função da importância ecológica do local.’

A saber: o arquipélago de Alcatrazes é parte da Estação Ecológica Tupinambás, que é uma unidade de conservação de proteção integral.

- Leia a matéria completa da Folha de S. Paulo

0 comentários: