quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Filhotes de tigre iam virar remédio. Igual aos chifres de rinocerontes

“Polícia na província central do Vietnã de Ha Tinh encontrou quatro filhotes de tigre - todos vivos - pesando 22,15 quilos no total e 119 pangolins totalizando cerca de 424 quilos sem origem clara escondida em um carro no início da manhã de 04 de setembro.” – texto traduzido da matéria “4 tiger cubs, alive, caught hidden in car” (4 filhotes de tigre, vivos, pegos escondidos em carro), publicada em 4 de setembro de 2012 pelo site vietnamita Tuoitrenews.vt

Filhoes apreendidos no Vietnã
Foto: AFP

Atualmente, a demanda pelas partes de tigres é grande na China, onde os ossos do animal são usados em remédios. No restante da Ásia também há localidades onde populações consideram que bigodes, garras e dentes trazem proteção e sorte. No sudeste do continente, com destaque para o Vietnã e a Tailândia, estão os grandes centros desse tráfico.

“Ho Sy Hanh e Bui Van Manh, ambos residentes ser local, disseram à polícia que haviam sido contratado para transportar os animais, mas eles não revelaram as identidades dos verdadeiros proprietários.(...)

Gaiolas onde os tigres eramt ransportados
Foto: Tuoi Tre
Segundo as estatísticas, em 2011 divulgados pelo World Wildlife Fund (WWF), há uma pequena população de 30 tigres selvagens no Vietnam. Cerca de 100 tigres selvagens viviam no país há 10 anos.
A negociação de partes de tigre que são frequentemente utilizados em medicamentos tradicionais é acreditado para colocar pressão sobre o número de tigres em estado selvagem.” – texto do Tuoitrenews.vt

A semelhança com o que está acontecendo com os rinocerontes não é mera coincidência.

Rinoceronte morto na África do Sul por causa de seu chifre
Foto: Troy Otto

Somente na África do Sul, país que abriga 40% do total dos rinocerontes-negros e 93% dos brancos, em estado selvagem, o órgão estatal que gerencia os parques nacionais (South African National Parks) divulgou que 448 animais das duas espécies foram mortos apenas em 2011. Um aumento de 34,5% em relação ao ano anterior.

E toda essa matança é motivada pela crença que o pó do chifre dos rinocerontes pode curar até Câncer. Atualmente, o Vietnã é o principal importador do produto, que só existe no mercado negro com o grama valendo mais que o grama do ouro.

- Leia a matéria completa do Tuoitrenews.vt (em inglês)
- Leia a matéria do portal G1

0 comentários: