segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Começar a semana pensando...

...no fim da caça no mundo.

“Durante uma reunião pública em Maun, no país africano de Botsuana, na semana passada, o Presidente Ian Khama revelou que o governo de Botsuana vai parar de emitir licenças de caça. Khama acredita que a disponibilidade de licenças de caça tem incentivado a caça e prejudicado a expansão do turismo na África. As informações são da Global Animal.

A partir do próximo ano, o Ministério do Meio Ambiente e Vida Selvagem não venderá mais licenças para os cidadãos, a fim de proteger a vida selvagem no Delta de Okavango e a Reserva de Fauna Central Kalahari, as duas principais regiões de caça de Botsuana.”
– texto da matéria “Presidente de Botsuana proíbe caça no país a partir de 2013”, publicada em 5 de novembro de 2012 pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)

A decisão deveria ser seguida por todos os países do mundo. O que se espera para o século 21 é a implantação de uma plataforma de desenvolvimento pautada pelo respeito a todas as formas de vida e que busque a verdadeira essência da sustentabilidade – não um mero marketing verde.

Já não é mais eticamente compatível com o futuro que se esboça a manutenção de reservas de caça para fins "esportivos", como ocorre na África do Sul e Argentina, por exemplo.

Puma vítima da caça na Argentina
Foto: pampasargentinas.com

No Brasil, infelizmente, a caça não é totalmente proibida. Na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº  9.605/98), está claro que existe a possibilidade da obtenção de licença ou autorização:

“Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida:

Pena - detenção de seis meses a um ano, e multa.”


Seria um marco para a legislação brasileira a definitiva proibição da caça no país.

- Leia a matéria completa da Anda

0 comentários: