quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Educação contra o tráfico de animais. Feita por policiais

Já que os administradores públicos responsáveis pela gestão da fauna não se mexem, policiais tomaram uma atitude:

“Estudantes da Escola Municipal Manoel Bandeira participaram ontem de uma palestra ministrada pelo sargento Clailton, da Polícia Ambiental de Umuarama. Os alunos receberam informações sobre tráfico de animais silvestres e animais ameaçados de extinção. “É muito importante que eles tenham conhecimento dos crimes cometidos contra a fauna silvestre e desenvolvam a consciência ambiental desde já, para que esses danos possam ser minimizados futuramente”, enfatizou o sargento.

Policial em palestra para crianças
Foto: Umuarama Ilustrado

Segundo ele, a educação ambiental é uma das atribuições do Batalhão de Polícia Militar Ambiental. “Nossa função é instruir, tanto crianças quanto adultos, sobre a legislação ambiental e a importância da preservação da natureza e utilização sustentável de seus recursos, visando uma melhor qualidade de vida para a população”, completou.”
– texto da matéria “Polícia Ambiental ministra palestra para alunos da rede municipal”, publicada em 21 de novembro de 2012 pelo site paranaense Umuarama Ilustrado

Ações com a da Polícia Ambiental merecem aplausos. Mas, infelizmente, são pontuais e não estão no cotidiano das crianças. Após a palestra, o dia a dia delas permanece o mesmo, sem orientação.

O ato de educar crianças e adultos sobre a importância dos animais silvestres livres e em hábitats saudáveis deve estar presente em um projeto maior, que englobe toda a gestão da fauna – com fiscalização presente, com equipes de fiscalização bem preparadas e equipadas, com o processo de reabilitação e soltura funcionando, com locais apropriados para receber os bichos que não poderão volta à vida livre, com legislação decente etc.

O tráfico de animais só vai sofrer uma redução drástica quando houver investimento pesado em educação ambiental. É fato.

- Leia a matéria completa do Umuarama Ilustrado

0 comentários: