“Um pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) mostrou a importância das passagens de fauna para a redução do número de atropelamentos de animais silvestres nas estradas. Na Rodovia SP-225, entre Itirapina e Jaú (SP), os túneis usados para a travessia são considerados exemplos por especialistas. O número de passagens ainda é pequeno, mas agências ambientais estão exigindo que concessionárias e governos façam a instalação delas em obras de duplicação e construção de rodovias.
A pesquisa
Com câmeras instaladas em 10 túneis da SP-225, a bióloga e pesquisadora da USP, Fernanda Abra, monitorou a frequência da travessia de animais. As imagens flagraram 21 espécies, como famílias de veados, tatus, capivaras e lobo-guará.” – texto da matéria “Pesquisa da USP mostra importância das passagens de fauna nas rodovias”, publicada em 8 de abril de 2013 pelo portal G1
O massacre contra a fauna silvestre nas rodovias brasileiras foi historicamente negligenciado pelo poder público. Milhões de animais são atropelados anualmente, principalmente anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.
Mas há luz no fim do túnel. Os processos de licenciamento ambiental de novas rodovias e das que está em obras de duplicação e melhorias já exigem a implantação de estruturas para evitar os atropelamentos (sejam elas túneis, pontes ou cercas, por exemplo) e de monitoramento para acompanhar a efetividade dos investimentos.
Em outubro de 2011, com a Portaria Interministerial 423, envolvendo os ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes, foi criado o Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis. A intenção é regularizar ambientalmente as rodovias federais que não possuem licença ambiental, determinando a realização de programas de monitoramento de fauna com a consequente adaptação da via para evitar e reduzir os atropelamentos.
“Estudos internacionais apontam que as passagens reduzem em até 87% os acidentes com animais.” – texto do portal G1
Precisa de mais algum argumento?
- Leia a matéria completa do portal G1 (com vídeo)
Animais em passagens de fauna sob a estrada: travessia segura
Imagens: Reprodução EPTV
A pesquisa
Com câmeras instaladas em 10 túneis da SP-225, a bióloga e pesquisadora da USP, Fernanda Abra, monitorou a frequência da travessia de animais. As imagens flagraram 21 espécies, como famílias de veados, tatus, capivaras e lobo-guará.” – texto da matéria “Pesquisa da USP mostra importância das passagens de fauna nas rodovias”, publicada em 8 de abril de 2013 pelo portal G1
O massacre contra a fauna silvestre nas rodovias brasileiras foi historicamente negligenciado pelo poder público. Milhões de animais são atropelados anualmente, principalmente anfíbios, répteis, aves e pequenos mamíferos.
Mas há luz no fim do túnel. Os processos de licenciamento ambiental de novas rodovias e das que está em obras de duplicação e melhorias já exigem a implantação de estruturas para evitar os atropelamentos (sejam elas túneis, pontes ou cercas, por exemplo) e de monitoramento para acompanhar a efetividade dos investimentos.
Em outubro de 2011, com a Portaria Interministerial 423, envolvendo os ministérios do Meio Ambiente e dos Transportes, foi criado o Programa de Rodovias Federais Ambientalmente Sustentáveis. A intenção é regularizar ambientalmente as rodovias federais que não possuem licença ambiental, determinando a realização de programas de monitoramento de fauna com a consequente adaptação da via para evitar e reduzir os atropelamentos.
“Estudos internacionais apontam que as passagens reduzem em até 87% os acidentes com animais.” – texto do portal G1
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Passagem de fauna na SP-225
Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV
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