segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Começar a semana pensando...

...sobre o sujeito que mantinha 132 jabutis em Alagoas.

“A operação foi encabeçada pelo Batalhão da Polícia Ambiental (BPA) e contou com o apoio da Divisão de Proteção Ambiental (DIPRAM) do Ibama/AL.

Jabutis apreendidos
Foto: Divulgação PMA/AL

“A denúncia foi recebida através do 181 da Polícia. O BPA foi até o local averiguar o fato e ao chegar lar se deparou com uma grande quantidade de animais e por isso acionou o nosso apoio”, explicou o chefe do DIPRAM do Ibama/AL, Rivaldo Couto.

Macaco em cativeiro no sertão de Alagoas
Foto: Divulgação da PMA/AL

A apreensão aconteceu em uma chácara no Povoado Pedrão, em Delmiro Gouveia. Segundo Couto, foram encontrado 132 jabutis, uma jaguatirica, uma gralha-cancão, três macacos prego, um ciriema (uma siriema, correção Fauna News), uma jibóia e dois tatus-peba.”
– texto da matéria “Dono de chácara em Delmiro Gouveia é multado em R$ 682 mil por criação ilegal de animais silvestres”, publicado em 24 de setembro de 2012 pelo site alagoano Primeira Edição

Até uma jaguatirica foi encontrada no sítio
Foto: Thiago Cavalcante/Ibama-AL

A notícia é do mês passado, mas me chamou a atenção pela quantidade de animais, principalmente jabutis. Manter em cativeiro 132 jabutis... qual o motivo? Todas as matérias publicadas sobre o caso indicam que o dono da chácara apenas os criava como forma de prazer. Mas essa quantidade de répteis não é normal, tem cara de captura para venda.

Tem algo estranho nessa história.

- Leia a matéria completa do Primeira Edição

0 comentários: