quinta-feira, 20 de junho de 2013

Nas estradas, os cuidados com a fauna se estendem às vidas humanas

Estradas e rodovias com infraestrutura para reduzir os atropelamentos de animais silvestres também são mais seguras para os ocupantes dos veículos. Sinalização, redutores de velocidade, cercas e passagens de fauna em trechos com alto índice de travessia de bichos, fiscalização presente e ações educativas com os motoristas são algumas iniciativas que  ajudam a preservar vidas não-humanas e humanas.

“O acidente ocorrido na manhã desta quarta-feira (19), em Avaré (SP), que provocou a morte de cinco pessoas da mesma família, pode ter sido provocado por um animal silvestre que atravessava a via. O motorista do carro perdeu o controle da direção e bateu de frente com um caminhão.

Cinco pessoas e o gato-do-mato morreram
Imagem: Reprodução TV TEM

O acidente ocorreu na altura do quilômetro 237 da Rodovia João Mellão (SP-255). Segundo o caminhoneiro Guilherme José Ferreira, um gato-do-mato invadiu a pista. Foi neste momento que o motorista do carro invadiu a pista contrária e bateu contra o caminhão frigorífico carregado com três toneladas de carne. O animal foi atropelado e morreu.” – texto da matéria “Acidente que matou família pode ter sido provocado por animal na pista”, publicada em 19 de junho de 2013 pelo portal G1

A implantação de estruturas que visam evitar atropelamentos de fauna não garantem que os animais não tentem cruzar as pistas. Essa possibilidade sempre existirá. Os riscos podem ser ainda mais reduzidos se os motoristas estiverem conscientes dos riscos em determinados trechos das estradas.

Nas estradas, os cuidados com a fauna se estendem às vidas humanas.

- Leia a matéria completa do portal G1

0 comentários: