terça-feira, 3 de abril de 2012

Borboletas também precisam de proteção

Quando abordamos ações de conservação de animais, é comum para a maioria de nós - leigos – pensarmos em mamíferos, aves e outros grupos de vertebrados. Afinal, é isso que os meios de comunicação mais divulgam.

Mas a biodiversidade é mais ampla e os ecossistemas, com suas cadeias formando teias alimentares, são mais complexos. Você já pensou em extinção de insetos?

“Uma organização ambiental da Europa lançou um guia com orientações sobre como preservar espécies de borboletas que vivem no continente e são consideradas  ameaçadas de extinção.

Phengaris arion borboleta ameaçada de extinção
Foto: Chris van Swaay

O relatório, que teve destaque na edição desta semana da revista “Nature Conservation”, aponta 29 espécies listadas pela União Europeia.

(..)O documento detalha informações sobre cada inseto, as exigências para conservar seus habitats e plantas utilizadas pelas borboletas como local para desova e alimentação.”
– texto da matéria “União Europeia terá que proteger 29 espécies de borboletas ameaçadas”, publicada em 29 de março de 2012 pelo portal G1

Como qualquer animal, as borboletas têm funções muito importantes nos ecossistemas que integram. Sejam como fonte de alimento de outras espécies ou como polinizadores, esses insetos não podem desaparecer – fato que, no caso da polinização, prejudicaria inicialmente a flora e posteriormente a fauna que depende das plantas.

“De acordo com o relatório, as borboletas europeias estão sob ameaça constante. Cerca de 10% de todas as espécies correm risco de desaparecer. Indicadores mostram que houve queda de 70% na população de 17 diferentes espécies nos últimos 15 anos.

Entre as principais causas desta diminuição estão a destruição de áreas, transformadas pela agricultura -- algumas delas abandonadas posteriormente.”
– texto do G1

Além de tudo isso, o mundo ficaria muito mais feio sem esses belos seres.

- Leia a matéria completa do G1

0 comentários: