quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Tráfico de animais no Brasil: primatas também são vítimas

Quando se fala em tráfico de fauna no Brasil, imediatamente se pensa em aves. Afinal, elas representam mais de 80% dos animais vítimas dessa atividade criminosa. Outro grupo bastante explorado é o dos pequenos primatas, que incluem macacos-prego, micos e saguis.

“Neste sábado, dia 06 de outubro de 2012, por volta das 14h, policiais militares ambientais localizaram um macaco-prego que estava em cativeiro na cidade de Sertanópolis, no norte do Paraná.

Macaco-prego apreendido no Paraná
Foto: Divulgação Polícia MilitarAmbiental

Uma denúncia anônima levou os policiais militares ambientais à casa localizada na rua Amazonas, área urbana da cidade, onde o animal silvestre estava sendo criado em um viveiro no quintal.

Viveiro onde estava o macaco
Foto: Divulgação Polícia Militar Ambiental

Foi localizada uma adolescente de 17 anos de idade que relatou que o animal era mantido por seu Amasio, de 22 anos de idade, que não estava na residência. A jovem desconhecia a origem do animal.” – texto da matéria “Polícia ambiental resgata macaco-prego que era mantido em cativeiro”, publicada em 8 de outubro de 2012 pela Agência de Notícias de Direitos Animais (Anda)

“Apesar da redução do comércio legal de primatas, o ilegal continua e estes ainda são retirados em número significativo em relação ao tamanho de suas populações naturais. Mesmo um pequeno comércio vai afetar populações raras, vulneráveis ou ameaçadas, que sofrem também com a perda e a alteração do habitat.” – texto do 1º Relatório Nacional sobre o Tráfico da Vida Silvestre publicado pela ONG Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas)

Esse tipo de cena ainda é bastante comum
Foto: Divulgação SOS Fauna

- Leia a matéria completa da Anda
- Conheça a Renctas

0 comentários: