quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Lobo-guará atropelado: esse teve sorte e não morreu

“Um lobo-guará foi encontrado ferido, na noite de terça-feira (5), em uma estrada vicinal perto da Represa Doutor João Penido, Zona Norte. O animal foi resgatado pela Polícia Militar do Meio Ambiente e levado para uma clínica veterinária no Bairro São Mateus, Zona Sul. O médico veterinário Rômulo Barbosa de Castro recebeu o guará por volta das 21h e realizou exames radiográfico, hematológico e bioquímico. Segundo ele, o lobo é um jovem macho, com idade entre 2 e 3 anos, e apresentava fratura em uma vértebra da região lombar. A suspeita é de que o animal foi atropelado. Ele pesa cerca de 20kg e tem 73cm de comprimento, sem a cauda.” – texto da matéria “Lobo-guará é encontrado ferido em estrada vicinal”, publicado em 6 de fevereiro de 2013 pelo jornal Tribuna de Minas sobre ocorrido em Juiz de Fora

Lobo-guará deverá voltar à natureza
Foto: Marcelo Ribeiro

Esse lobo-guará é mais uma vítima da falta de infraestrutura das estradas e rodovias brasileiras. Sem sinalização adequada, sem estruturas que permitam a travessia da fauna silvestre em segurança e, sobretudo, sem motoristas conscientes da possibilidade da presença de animais na pista, o resultado, normalmente, é trágico.

Esse lobo-guará teve sorte. Sobreviveu e as chances do retorno à vida livre são grandes.

História diferente do que foi morto por atropelamento na BR-101 em 16 de janeiro de 2012, no município paulista de Ubatuba (releia “Lobo-guará no litoral? Sim, em Ubatuba (SP)", publicado pelo Fauna News em 19 de janeiro de 2012). A espécie está classificada como “vulnerável” pelo Ibama (2003) e estima-se que 20 mil deles habitem o Brasil (a população está em declínio e com a possibilidade de desaparecer entre 60 e 70 anos).

E os atropelamentos da espécie são constantes...

- Leia a matéria completa da Tribuna de Minas
- Releia “Lobo-guará no litoral? Sim, em Ubatuba (SP), publicado pelo Fauna News em 19 de janeiro de 2012
- Leia “Lobos invadem a praia”, publicada em julho de 2012 pela revista Terra da Gente

0 comentários: